Geral
|
29 de novembro de 2017
|
17:20

‘Parem de nos matar’: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem ato no sábado (2)

Por
Sul 21
[email protected]
‘Parem de nos matar’: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem ato no sábado (2)
‘Parem de nos matar’: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem ato no sábado (2)
Cerca de 3 mil mulheres se reuniram em ato no Centro de Porto Alegre | Foto: Joana Berwanger/ Sul21

Da Redação*

Porto Alegre terá, na manhã do próximo sábado (2), uma intervenção que integra a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A Rede Minha Porto Alegre promove a manifestação “Parem de nos matar”, a partir das 10h, no Viaduto Otávio Rocha, no centro da Capital. O evento é aberto e faz parte da campanha Isso é feminicídio e do projeto Mapa do Acolhimento.

Mundialmente, os 16 Dias de Ativismo têm início no Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, 25 de novembro. No Brasil, a campanha acontece desde 2003 e inicia no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras.

De acordo com a Rede Minha Porto Alegre, a campanha na Capital surgiu do contexto falho de políticas para as mulheres que a cidade possui atualmente: sem contar com uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e com uma casa abrigo para vítimas de violência que não comporta a procura. O Conselho Municipal de Direitos das Mulheres não foi empossado e não tem sede, enquanto o Centro de Referência Márcia Calixto não segue a norma técnica nacional. Além disso, o Rio Grande do Sul ainda não aderiu ao Protocolo Latino-Americano de Investigação de Mortes Violentas  de Mulheres por Razões  de Gênero.

Assim como a Minha Porto Alegre, diversos grupos e organizações participam da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres propondo atividades. São eles: 8M Porto Alegre, Bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, Coletivo Feminino Plural, Movimento de Mulheres Olga Benário, Ocupação Mulheres Mirabal e União Brasileira de Mulheres (UBM), dentre outros.

As atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo ocorrem até 16 de dezembro em diversos pontos de Porto Alegre e Canoas.

*Com informações da Rede Minha Porto Alegre


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora