Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
12 de setembro de 2017
|
23:11

Ato no Santander Cultural termina com bombas da Brigada e duas pessoas detidas

Por
Sul 21
[email protected]
Brigada Militar diz que agiu para evitar confronto entre “grupo A” e “grupo B”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Da Redação

O ato organizado pela comunidade cultural porto-alegrense contra a suspensão da exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, pelo Santander Cultural, após uma campanha capitaneada pelo Movimento Brasil Livre (MBL), chegou ao fim, no início da noite desta terça-feira (12), em meio a bombas de gás lançadas por um pelotão do choque da Brigada Militar. A manifestação, que iniciou às 15h30, transcorreu pacificamente. A intervenção da Brigada ocorreu no início da noite, quando integrantes do MBL voltaram até o local e, segundo relatos de manifestantes, começaram a fazer provocações.

Segundo o tenente-coronel Eduardo Amorim, comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar, havia dois grupos na praça Alfândega, que ele denominou de “grupo A” e “grupo B”, quando ocorreu uma briga entre os dois. “O grupo A tinha menos pessoas que o grupo B. O pessoal (da Brigada) já sabia quem eram essas pessoas do grupo A, separou e afastou elas. No momento em que afastou, o grupo B veio pra cima da Brigada. Em um determinado momento, jogaram algo no Batalhão de Choque. Para evitar o uso de um bastão ou algo neste sentido, utilizaram um instrumento de menor potencial ofensivo que é a granada para dispersar as pessoas e evitar um confronto”. O “grupo A”, referido pelo tenente-coronel, era formado pelos integrantes do MBL.

Duas pessoas foram detidas pela Brigada e autuadas por resistência e desobediência. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Ainda segundo Amorim, neste processo, duas pessoas foram detidas. “Algumas pessoas começaram a jogar pedras nos brigadianos que conseguiram identificar duas delas, abordar e tirar. Foi feito um termo circunstanciado por resistência e desobediência e depois elas foram liberadas”.

A reportagem do Sul21 registrou o momento em que dois manifestantes foram detidos pela Brigada. O segundo detido estava registrando, com uma câmera, a detenção da primeira pessoa pelo choque da Brigada e questionou quais eram os motivos da mesma. O vídeo também registra o momento em que um brigadiano lança spray de pimenta contra um grupo de jornalistas que tentou se aproximar do local onde ocorreram as detenções.

Galeria de fotos

Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora