Geral
|
16 de junho de 2017
|
20:53

‘Nos trataram como nada. Fomos levados para um ginásio sem água e sem luz’

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ato em apoio a Ocupação Lanceiros Negros reuniu centenas de pessoas no início da tarde, em Porto Alegre | Foto: Guilherme Santos/Sul21
Ato em apoio a Ocupação Lanceiros Negros reuniu centenas de pessoas no início da tarde, em Porto Alegre | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Passadas 36 horas da operação de reintegração de posse da ocupação Lanceiros Negros, no Centro de Porto Alegre, as cerca de 40 famílias desalojadas, ainda abaladas pela violência empregada pela Brigada Militar, tentam reorganizar suas vidas e avaliar para onde podem ir agora.

“Alternativa oferecida” pelo governo, o Centro Vida, na zona norte da Capital, era para apenas 24 horas, mas as famílias que para lá foram sequer chegaram a dormir no local na quinta-feira (15), uma vez que não tinham acesso a água, luz, banheiro ou fogão, segundo relatam os moradores. Parte deles, especialmente mulheres e crianças, foram abrigados então na Ocupação de Mulheres Mirabal, que desde ontem tem recebido centenas de doações de alimentos, materiais de higiene, peças de vestuário e roupa de cama.

Leia mais:
Lanceiros Negros: Brigada faz operação de guerra para ‘garantir funcionamento habitual da cidade’
Pretto: ‘Assembleia foi violentamente afrontada com prisão do deputado Jeferson Fernandes’
Com bombas e repressão, BM realiza operação de reintegração de posse da Lanceiros Negros

“Colocaram as pessoas num ginásio frio, não se preocuparam se tinha comida, se tinha água. Eles simplesmente disseram que as coisas que ficariam lá, o oficial de justiça iria liberar. E o que aconteceu? Um caminhão de lixo esmagou tudo”, contou Renata Ferraz, 18 anos, uma das coordenadoras da Lanceiros Negros, onde morava com a irmã e sobrinhos há um ano e oito meses.

Renata Ferraz relata o que ocorreu com as famílias após a reintegração de posse | Foto: Guilherme Santos/Sul21

“Chegando lá, era um galpão aberto, não tinha banheiro, não tinha fogão, não tinha nada. E eles falaram que a gente só poderia ficar ali 24h”, complementa Douglas Rodrigues Motta, 25 anos, que morava na Lanceiros com a esposa, dois enteados, de 17 e 12 anos, e a filha do casal, de 1 ano e três meses.

Para Douglas, a Lanceiros Negros “era tudo”. Nascido em Santa Cruz do Sul, ele chegou a morar na rua e em abrigos quando veio para a Capital. Trabalhando como autônomo, conseguiu melhorar um pouco de vida e, há quatro anos, conheceu a sua esposa. Sem moradia fixa, chegaram à Lanceiros Negros no início do ano. Durante a operação de quarta-feira, não conseguiram salvar todos os seus pertences. “Não nos deixaram tirar. Perdemos quase tudo. Não era muita coisa, mas o que tinha faz falta”, disse, salientando que, a todo momento, os brigadianos tratavam de apressá-los para agilizar a retirada de suas coisas.

Desde ontem, foram acolhidos provisoriamente na Ocupação Mirabal, mas lá não há espaço para todo mundo, uma vez que é uma casa voltada para acolher mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. Por enquanto, os homens da Lanceiros têm ajudado na segurança, enquanto os movimentos sociais tentam arrumar uma nova casa para as famílias. “Agora, nem sabemos para onde vamos ainda”, disse Douglas.

Na manhã desta sexta, as marcas da operação militar ainda estavam muito presentes para os Lanceiros, especialmente o deboche com o qual afirmam ter sido tratados.

“Eles debocharam de onde a gente morava. Falaram que a gente não trabalhava. Tinha mães de família que saiam às 7h para fazer uma faxina para trazer uma caixa de leite para o seu filho, para a gente ouvir de um brigadiano, que recebe parcelado, que a gente não trabalhava, que o local que a gente vivia era um prostíbulo, que foi o que saiu numa nota da mídia um dia antes. Sendo que todos eram trabalhadores, estudantes, pais de família, a gente tinha deficientes, tinha grávidas”, disse Renata.

Os agora ex-moradores da Lanceiros salientam que, por orientação da coordenação da ocupação, não foi oferecida resistência após a Brigada vencer a barricada improvisada junto à porta de entrada.

 

Prédio que abrigava ocupação estava guardado por vários homens da tropa de choque da BM nesta sexta | Foto: Guilherme Santos/Sul21

“Nós preferimos não lutar contra para não ter agressões contra as mulheres. Nós homens até resistiríamos um pouco mais, mas as mulheres e as crianças, eles iriam atirar muita bomba lá dentro. Podia sobrar para as crianças e as mulheres. Nós preferimos esperar eles chegarem até nós. Quando eles chegaram, a gente disse não, acabou”, contou Douglas.

No entanto, a falta de resistência dos moradores, não impediu a Brigada Militar de usar spray de pimenta e até jogar bombas de gás lacrimogêneo dentro do prédio, mesmo com cerca de 15 crianças estando no local, segundo contam. Renata relata que uma bomba estourou na sua frente e a deixou sem conseguir enxergar por “uns cinco minutos”.

“Foi um verdadeiro cenário de guerra. Pessoas chorando, pessoas vomitando. A gente pediu para os brigadianos se afastarem com as armas porque as crianças estavam em desespero, eles não respeitaram. Sinceramente, eles vieram com sangue no olho”, disse. “A gente tentou manter a calma para não sermos agredidos, porque não tinha câmeras lá dentro. Só que o que eles preferiram? Chamar a gente de palavras de baixa calão, dizer que a gente não trabalhava, debochar da nossa cara, debochar dos índios. Dizer que os índios não trabalham. Eles levantam 5h30 para conseguir um ponto no Centro para vender seus artesanatos”, complementou.

Por sinal, um grupo de indígenas pataxó, uma das famílias mais marcantes da ocupação, teve os materiais de trabalho destruídos, os artesanatos que vendem para arrecadar dinheiro e enviar aos familiares que moram em aldeias no interior do Estado. Nesta sexta, eles participaram da caminhada promovida pela Marcha Mundial das Mulheres entre a Mirabal e o Palácio Piratini, mas ainda abalados, preferiram não conversar com a reportagem.

 

Doações chegavam a todo momento para as famílias nesta manhã | Foto: Guilherme Santos/Sul21

O ato desta sexta-feira, iniciado por volta das 11h diante da Mirabal, marcou mais um momento da onda de solidariedade que envolveu as famílias despejadas na quarta-feira. Durante as cerca de duas horas que a reportagem permaneceu na frente do prédio, dezenas de pessoas passaram no local para deixar doações, muitas delas com várias sacolas cheias de alimentos ou agasalhos, mas também mensagens de apoio. Demonstrações de contrariedade à violência empregada na operação de reintegração de posse. “A gente acaba passando por essas coisas para perceber o quanto as pessoas são a favor da gente. De cada 100, 10 são contra. O resto todo mundo é humano”, afirmou Renata.

No ato, representantes de movimentos sociais e de partidos políticos alternaram falas, especialmente voltadas para a necessidade de reforçar a luta por moradia popular e da realização de uma reforma urbana, com cantos como: “Ocupar e resistir”, “Aqui tem um bando de loucos, loucos por moradia, aqueles que acham que é pouco, nunca tiveram uma noite fria”, entre outros.

Ao final da marcha, no Palácio Piratini, parlamentares representando as bancadas do PT, PSOL e PCdoB, junto com uma comissão de moradores, entregou ao secretário-adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann – não havia nenhuma autoridade superior no momento -, um documento pedindo a exoneração do secretário de Segurança, Cezar Schirmer, e a responsabilização pelos excessos cometidos pela polícia.

Jeferson Fernandes ironizou a resposta do governo | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Detido na quarta-feira, o deputado Jeferson Fernandes fez um discurso inflamado, cobrando fortemente a Brigada Militar e apontando excessos. À reportagem, ele ainda ironizou as notas emitidas pelo governo que responsabilizaram os moradores e ele próprio por agirem de forma “ideológica” e não aceitarem as alternativas oferecidas, ponderando que a BM agiu “com correção”.

“É um posicionamento tão idiota, tão pífio, que ninguém deu a mínima, nem mesmo a imprensa mais conservadora que costuma dar respaldo para o governo entendeu isso como algo razoável. As pessoas não são idiotas. No século 21, onde tem transmissão ao vivo de eventos como aconteceu ali, todo mundo percebeu que quem deu a clarividência para o evento foi a truculência da Brigada a mando do governo e o próprio judiciário avalizando a situação”, disse. “E o governador não tem nem a hombridade de assinar ele a nota. E, segundo, falou inverdades do início ao fim, tudo que está ali é mentira, não foi feita a leitura do mandado, não tinha conselho tutelar, oficial de justiça não manda na Brigada. Para mim é vergonhoso ter esse governo. Eu esperava um pouco mais, por mais que tenhamos divergências ideológicas, mas que houvesse ao menos um nível melhor em termos de posicionamento”.

Jeferson afirmou ainda que, na próxima quarta-feira (21), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida por ela, irá ouvir as vítimas da repressão.

Já os desalojados da Lanceiros prometem que não descansarão enquanto todas as famílias não tiverem um teto para morar. “Esse é o primeiro capítulo de uma coisa muito grande que está por vir. A gente vai se levantar e, ao governo Sartori, um recado: a gente não vai parar enquanto não tiver moradia digna”, disse Renata.

Indígenas participaram de ato que terminou diante do Piratini | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Deputados assinam pedido de exoneração do secretário Schirmer | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Assessor do deputado Jeferson Fernandes,exibe marca de estilhaços de bombas jogadas pela BM na quarta |  Foto: Guilherme Santos/Sul21

Famílias receberam centenas de doações desde ontem | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Foto: Guilherme Santos/Sul21

Foto: Guilherme Santos/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora