Geral
|
15 de junho de 2017
|
12:16

‘Já é hora de deixarmos de ser invisíveis’: Dia da Integração Haitiana promove contato entre imigrantes e gaúchos

Por
Sul 21
[email protected]
‘Já é hora de deixarmos de ser invisíveis’: Dia da Integração Haitiana promove contato entre imigrantes e gaúchos
‘Já é hora de deixarmos de ser invisíveis’: Dia da Integração Haitiana promove contato entre imigrantes e gaúchos
O evento irá apresentar para a comunidade o trabalho de 10 artistas haitianos, primomovente a integração através da cultura. Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Giovana Fleck 

A fim de promover a aproximação entre a comunidade haitiana e os gaúchos, nesta quinta-feira (15), a Associação de Haitianos do RS promoverá o Dia da Integração Haitiana. “O dia pretende ser uma iniciativa de conscientização. Entendemos que o imigrante precisa se adaptar e ajudar a sociedade que lhe acolhe. É preciso trabalharmos juntos para que tudo isso possa acontecer”, afirma Abson Joseph, presidente da Associação.

Na abertura do evento, os participantes caminharão em marcha acompanhando o percurso do “caminho do gol”. O trajeto de 3.5 km, do Mercado Público ao Estádio Beira-Rio, será iniciado a partir das 10h. No Gigantinho, haverá apresentações artísticas e um torneio de futebol de salão. “O brasileiro mal sabe, mas muitos haitianos são artistas”, afirma Alix George, porta-voz da associação. Em 2006, Alix imigrou para Porto Alegre buscando melhores oportunidades na educação. Se formou em engenharia da computação, trabalhou alguns anos na área e, depois, iniciou um mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porém, desde criança, sempre teve uma ligação muito forte com a música. “Estou para lançar um CD agora, está em fase final”, ele conta. Para Alix, o evento se faz importante por mostrar essa outra face cultural e oportunizar que o trabalho de imigrantes tenha espaço na comunidade onde estão inseridos.

“Há uma aura pejorativa sobre nós, como se fossemos coitados”, afirma. “Não somos, e, também, não queremos ser invisibilizados por isso”. Para ele, já é hora da comunidade haitiana deixar de ser invisível na sociedade. Alix afirma que percebe nas pessoas ao seu redor um desconhecimento muito grande que começa nas diferenças raciais. “Todo mundo tem medo do que não conhece, né?”, diz, com o sotaque característico do sul do Brasil. “Quando você é imigrante e anda na rua, você percebe o receio dos outros em falar com você; em tocar em você”.

Assim, o evento procura destacar as semelhanças entre as duas culturas. Segundo Alix, característica marcante da cultura haitiana é a paixão pelo futebol. Assim, também será realizado um torneio entre os imigrantes e os brasileiros. Serão quatro times: dois de haitianos, um de brasileiros e um de senegaleses.

Associação de Haitianos do RS

Criada em novembro de 2014, a Associação tem como objetivo principal promover a adaptação dos imigrantes. Além disso, busca inserir traços da cultura haitiana no Estado. “A Associação também é um importante interlocutor entre a embaixada do Haiti, o Brasil e o Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente.

Não há um levantamento exato que revele quantos são os imigrantes vindos do Haiti para o Rio Grande do Sul. Estima-se cerca de 8.500 entre 2010 e 2017. “Estamos trabalhando para ter esse banco de dados e reunir mais pessoas dentro de nossas atividades”, afirma Alix “E, em paralelo, tentando melhorar a qualidade de vida dos que estão aqui e da comunidade em geral”, ele completa.

Serviço

Dia da Integração Haitiana

Quando? 15 de junho, a partir das 9h

Onde? O encontro será no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público. De lá, os participantes irão percorrer o “caminho do gol” até o Estádio Beira Rio – onde serão realizadas as atividades culturais.

Apoiadores do evento: Frente Parlamentar de Acompanhamento e Solidariedade aos Imigrantes e Refugiados (presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico), Esporte Clube Internacional, Fórum de Mobilidade Humana, Mulheres Palestinas em Ação e AKANNI- Instituto de Pesquisa e Assessoramento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora