Geral
|
17 de junho de 2017
|
11:44

Documentário sobre ecologistas gaúchas recebe menção honrosa em festival de SP

Por
Sul 21
[email protected]
Documentário sobre ecologistas gaúchas recebe menção honrosa em festival de SP
Documentário sobre ecologistas gaúchas recebe menção honrosa em festival de SP
Substantivo feminino |Foto: Divulgação/DanielaSallet

Da Redação

O documentário Substantivo Feminino, que conta a trajetória de vida e ativismo das ecologistas gaúchas Magda Renner e Giselda Castro recebeu menção honrosa na 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, esta semana, em São Paulo. O documentário, co-dirigido pela gaúcha Daniela Sallet e pelo colombiano Juan Zapata, com as duas gaúchas foram pioneiras e decisivas para a militância ambiental no Rio Grande do Sul e no Brasil e para a inserção internacional no movimento em defesa da natureza e da cidadania.

Leia mais: 

‘Substantivo Feminino’: filme conta a história de ativismo de duas ecologistas gaúchas

“Precursoras do ativismo atual, agiam como mulheres livres, pessoas planetárias. Giselda e Magda são reveladas num momento em que a sociedade brasileira precisa de figuras que tragam à tona o melhor do Brasil, os verdadeiros heróis e heroínas do Brasil. Combativas e propositivas, elas tinham assento nos principais fóruns internacionais. Falaram na ONU e abriram portas e deixaram um legado atual e até então desconhecido, se não fosse pelo documentário lançado na Mostra Ecofalante”, disse Daniela durante os agradecimentos.

A Mostra Ecofalante deste ano teve como vencedor o filme chileno O Vento Sabe que Volto à Casa, dirigido por José Luis Torres Leiva. Substantivo integrou a Competição Latinoamerica com a exibição de 32 títulos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México e Uruguai.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora