Geral
|
5 de abril de 2017
|
19:50

Assembleia de SC aprova moção de apoio à professora processada por curso de feminismo

Por
Sul 21
[email protected]
Assembleia de SC aprova moção de apoio à professora processada por curso de feminismo
Assembleia de SC aprova moção de apoio à professora processada por curso de feminismo
Deputada Ana Paula Lima (PT), responsável por apresentar a moção em Plenário | Foto:: Solon Soares/Agência AL

Da Redação*

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta segunda-feira (04), uma moção de apoio à professora Marlene de Fáveri, docente no programa de pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que está sendo processada por uma aluna por aulas sobre feminismo. A votação foi unânime.

A deputada Ana Paula Lima (PT), quem apresentou a moção, lembrou da relevante produção acadêmica da professora sobre movimentos de mulheres e teoria feminista e criticou o movimento “escola sem partido”, que tem se espalhado pelo país. “Marlene é mais um exemplo de tantas e tantos profissionais que dedicam a vida à educação e que, sistematicamente, têm sido atacados no exercício do seu ofício por lutar e acreditar que somos livres e devemos ter direitos iguais na sociedade”, afirmou a deputada.

O processo contra a professora teve início em julho do ano passado. Uma aluna do mestrado em História, moveu processo contra Marlene pedindo indenização por danos morais no valor de R$ 17,6 mil, alegando ter se sentido “constrangida como cristã e feminista” pelas aulas da professora sobre feminismo. 

O caso gerou várias notas de apoio à professora, desde a Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) aos colegas da própria Udesc. A universidade, porém, respondeu em nota que aguardava “o andamento do processo”.

A aluna chegou a gravar um vídeo sobre o caso, onde se identifica como “autora do processo por indenização por danos morais, em virtude de discriminação e perseguição ideológica e religiosa”. No vídeo, ela chega a citar areportagem do Sul21

Apesar de ser militante do “escola sem partido”, a estudante que move o processo contra Marlene de Fáveri, que também é professora de História, compartilhou em uma de suas redes sociais foto de uma folha de chamada onde um de seus estudantes assinou como “Bolsonaro”.

*Com informações do site da AL-SC 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora