Geral
|
16 de novembro de 2016
|
18:06

Defensoria Pública lança cartilha orientando estudantes sobre direitos e deveres dentro das ocupações

Por
Sul 21
[email protected]
Defensoria Pública lança cartilha orientando estudantes sobre direitos e deveres dentro das ocupações
Defensoria Pública lança cartilha orientando estudantes sobre direitos e deveres dentro das ocupações
Cartilha da DPU está disponível também online (Foto: Divulgação)
Cartilha da DPU está disponível também online (Foto: Divulgação)

Da Redação*

Com ocupações de escolas e universidades contra a PEC 241 – atualmente PL 55, no Senado Federal – sobre o teto de gastos proposto pelo governo federal, a Defensoria Pública da União (DPU) lançou uma cartilha orientando estudantes sobre direitos e deveres e como se proteger dentro das ocupas.

De acordo com a própria DPU, a cartilha destaca direitos fundamentais que protegem as manifestações, como “a liberdade de expressão, a liberdade de reunião e a liberdade de associação”, além de abordar “a proteção integral das crianças e adolescentes e (…) o princípio da gestão democrática do ensino público”. A publicação também adverte contra a destruição ou inutilização do patrimônio público e o crime de desacato – mesmo em contradição com vários acordos dos quais o Brasil é signatário, ainda pode ser usado contra os estudantes.

Entre os pontos trazidos pela cartilha também estão:

  • Como agir diante de ações policiais: os estudantes devem sempre exigir apresentação de mandado judicial: revistas devem ser realizadas na presença de todos e por policiais do mesmo sexo do investigado, os policiais são obrigados a usar identificação e estudantes devem denunciar qualquer tipo de abuso de autoridade.
  • Casos de detenção: na delegacia, o estudante deve solicitar a presença de advogado ou defensor público. Ainda que a cartilha pede que não apresentem resistência à prisão, também alerta que o estudante tem direito de saber porquê está sendo preso.
  • O uso de equipamento de gravação: gravar ações de agentes do Estado é um direito dos estudantes e não pode ser entendido como desacato. Os estudantes também não podem ser obrigados a mostrar o conteúdo de suas gravações ou a apagá-las. O texto defende que as gravações são “um direito do estudante, tanto como exercício da liberdade de expressão como para controle social de policiais e outros agentes do Estado”.
  • Onde buscar ajuda: sempre que necessário, em caso de dúvidas, agressões ou episódios que ameacem cercear os direitos dos estudantes, movimentos podem procurar as Defensorias Públicas de sua região e acionar o Ministério Público.

A cartilha elaborada pela Defensoria pode ser acessada online, neste link.

*Com informações da Defensoria Pública da União


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora