Geral
|
3 de novembro de 2016
|
12:44

3º Encontro Mundial de Movimentos Sociais com Papa contará com representantes de 65 países

Por
Sul 21
[email protected]
3º Encontro Mundial de Movimentos Sociais com Papa contará com representantes de 65 países
3º Encontro Mundial de Movimentos Sociais com Papa contará com representantes de 65 países

De Ópera Mundi

Durante os próximos quatro dias, 170 delegados de 65 países, representantes de movimentos da economia popular, do campo e outros setores periféricos da sociedade, debaterão os diferentes eixos de interesse que vêm marcando os encontros dos movimentos populares com o Papa Francisco: Terra, Teto e Trabalho, no marco do III Encontro Mundial dos Movimentos Populares. O evento teve início nesta quarta-feira (02/11) e será realizado até sábado (05/11) no Vaticano.

Juan Grabois, um dos organizadores do evento, afirmou que “3-T [Terra, Teto e Trabalho] continuam a ser o coração dos nossos Encontros; direitos estão sendo violados por um sistema injusto que deixa milhões de camponeses sem terra, famílias desabrigadas e trabalhadores sem direitos. Por isso, os principais protagonistas de nossos encontros são os três principais setores sociais mencionados, marginalizados do campo e da cidade”.

Espera-se que novas discussões e perspectivas de análise e trabalho sobre assuntos como Povos e Democracia, Território e Natureza e Refugiados e Desalojados do mundo possam gerar novas ferramentas, sob o ponto de vista dos protagonistas destes problemas.

Segundo Grabois, “há um grande número de organizações que estão integradas e organizadas pelos excluídos e que não estão resignados à miséria imposta a eles e resistem com solidariedade ao paradigma tecnocrático atual”. Grabois ainda destacou que “o diálogo entre nós e a igreja tem o objetivo de acompanhar, incentivar e visibilizar esses processos que surgem das bases populares”.

A audiência com Francisco ocorrerá no último dia do evento. Oito entidades brasileiras participarão do encontro, incluindo o Movimento Sem Terra, Movimento de Mulheres Camponesas, Sindicato dos Professores de Minas Gerais e o Conselho de Entidades Negras.

Os Encontros Mundiais dos Movimentos Populares são um projeto lançado pelo papa para abordar a situação das populações carentes. A primeira edição, em 2014, ocorreu também no Vaticano e teve como objetivo denunciar a realidade das periferias. Já a segunda edição, em 2015, na Bolívia, teve como tema os desafios das organizações civis.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora