Geral
|
6 de abril de 2016
|
18:29

Ato em defesa da reforma psiquátrica apoia ocupação no Ministério da Saúde

Por
Sul 21
[email protected]
Ato em defesa da reforma psiquátrica apoia ocupação no Ministério da Saúde
Ato em defesa da reforma psiquátrica apoia ocupação no Ministério da Saúde
Ato aprovou moção de apoio à mobilização no Ministério da Saúde, chamada de "Ocupação Fora Valencius". DIVULGAÇÃO
Ato aprovou moção de apoio à mobilização no Ministério da Saúde, chamada de “Ocupação Fora Valencius”. DIVULGAÇÃO

Da RBA

O ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, realizado nesta quarta-feira (6), na Câmara, em Brasília, pediu a exoneração do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho do cargo de coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde. A informação foi divulgada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), em sua página no Twitter. “Todos os que se manifestaram até agora no ato de Frente em Defesa da Reforma Psiquiátrica pedem: #ForaValencius”, postou a deputada.

Valencius foi indicado pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, em dezembro de 2015, mas ele traz em seu currículo a direção da Casa de Saúde Dr. Eiras de Paracambi, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, onde se legitimava a prática de tortura, eletroconvulsoterapia, isolamento e contenção medicamentosa, que deixa a pessoa sem consciência. “Valencius representa a antirreforma psiquiátrica brasileira”, disse o deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), que também participa do lançamento da frente.

Desde a indicação de Valencius, a comunidade em defesa da reforma ocupou uma sala na área da coordenação, no Ministério da Saúde. Essa mobilização já dura mais de 100 dias e o ato na Câmara também manifestou apoio a essa iniciativa, chamada de “Ocupação Fora Valencius”, com a aprovação, por aclamação, de uma moção.

A Lei da Reforma Psiquiátrica completa hoje 15 anos. Além do lançamento da frente, a data é comemorada também por um encontro a partir das 14h30 na Universidade de Brasília (UnB) – auditório 3 da Faculdade de Saúde, para discutir e fortalecer a luta antimanicomial no país. “Após 35 anos de luta antimanicomial, não permitiremos que manicômios e seus simulacros voltem a excluir e a torturar modos loucos de ser”, afirma a página do evento no Facebook.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora