Geral
|
22 de janeiro de 2016
|
19:21

Relatório da violência da FENAJ registra 137 ocorrências contra jornalistas em 2015

Por
Sul 21
[email protected]
Relatório da violência da FENAJ registra 137 ocorrências contra jornalistas em 2015
Relatório da violência da FENAJ registra 137 ocorrências contra jornalistas em 2015
Foto: SINDJORS
Foto: SINDJORS

Da Redação*

Em coletiva à imprensa na quinta-feira, 21, no Rio de Janeiro, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestou preocupação com o crescimento das agressões à categoria e defendeu medidas para combater a violência. A data marcou o lançamento do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2015, que registrou 137 ocorrências, oito a mais do que as 129 registradas no ano anterior.

O número de assassinatos de jornalistas caiu, mas cresceu o de assassinatos de outros comunicadores. Em 2014, três jornalistas e quatro comunicadores foram assassinados. Já em 2015, houve duas mortes de jornalistas e nove mortes de outros comunicadores. O jornalista Evany José Metkzer foi assassinado em Minas Gerais em maio passado. Seu corpo foi encontrado na zona rural de Padre Paraíso. Já o jornalista paraguaio Gerardo Seferino Servián Coronel foi assassinado em Ponta Porã (Mato Grosso do Sul), onde morava, a 200 metros da linha de fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. Servián trabalhava na rádio Ciudad Nueva 103,3 FM, de Santa Pytã.

“Dos assassinatos de jornalistas e outros comunicadores ocorridos em 2015, apenas em um caso – do radialista Gleydson Carvalho – os assassinos e os mandantes foram identificados e foram denunciados pelo Ministério Público”, registra o relatório da FENAJ, que considera que a violência recorrente no Brasil é alimentada pela impunidade.

Foram registrados em 2015, 16 casos de agressões verbais, 28 de ameaças e/ou intimidações, nove atentados, 13 ocorrências de impedimento do exercício profissional, nove cerceamentos à liberdade de expressão por meio de ações judiciais, oito prisões e ainda um caso de censura. A categoria dos jornalistas ainda foi vítima de violência, como um todo, em dois casos contra a organização sindical.

No levantamento por região do país, o Sudeste liderou o ranking, com 57 casos, o que representa 41,6% do total. Na região e no país, o estado de São Paulo foi o que teve o maior número de ocorrências, 24. No ranking por região, a Nordeste ficou em segundo lugar entre as mais violentas para os jornalistas em 2015 (29 casos, equivalente a 21,16% do total. Na região Norte foram registradas 22 ocorrências (16,06%), na Sul 18 (13,14%) e na região Centro-Oeste houve 11 casos de violência contra jornalistas (8,03%).

“Entre as violências sofridas pelos jornalistas em 2015, as agressões físicas (49) foram registradas em maior número. Grande parte delas foi registrada em manifestações de rua, mas em número muito inferior às ocorridas nos anos de 2013 e 2014”, aponta o relatório da FENAJ. No levantamento dos responsáveis pelas 137 agressões contra jornalistas em 2015, policiais militares foram os principais autores em 28 casos (20,44%). Em segundo lugar, aparecem os políticos/assessores/parentes com 21 ocorrências (15,33%). Na sequência, aparecem os manifestantes, com 19 (13,87%) casos.

Coibir as agressões e combater a impunidade

Autora do relatório produzido a partir de informações encaminhadas à FENAJ pelos Sindicatos de Jornalistas, a 1ª vice presidente da entidade, Maria José Braga, destacou as principais medidas defendidas pela Federação para coibir as agressões aos jornalistas e profissionais de comunicação: a criação do Observatório da Violência contra Comunicadores, a instituição de um Protocolo de Segurança a ser adotado pelas empresas de comunicação e de outro protocolo direcionado às forças de segurança no país.

“Precisamos retomar a discussão sobre as condições necessárias para o exercício do Jornalismo e para a garantia das liberdades de expressão e de imprensa no Brasil, do contrário a democracia e o direito da sociedade às informações relevantes prosseguirão ameaçados”, defende Maria José Braga. “As medidas que defendemos são essenciais para identificar e responsabilizar os culpados, combatendo a impunidade, e já foram aprovadas em nível de governo federal, mas infelizmente ainda não foram implementadas”, completa.

Para acesso à íntegra do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2015, clique aqui.

*Com informações do SINDJORS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora