Geral
|
28 de dezembro de 2015
|
13:42

Cirurgia de Alzheimer feita na Paraíba recupera memória de paciente

Por
Sul 21
[email protected]
Cirurgia de Alzheimer feita na Paraíba recupera memória de paciente
Cirurgia de Alzheimer feita na Paraíba recupera memória de paciente
Foto: CFN
Foto: CFN

Do Correio da Paraíba 

Foi realizada, pela primeira vez na Paraíba,  a ‘estimulação cerebral profunda’ em paciente com mal de Alzheimer. A cirurgia é capaz de frear a evolução da doença e recuperar as funções da memória quando o problema está em estágio inicial. A intervenção aconteceu no dia 11 de dezembro, no Hospital Napoleão Laureano, em um paciente de 77 anos. Estima-se que, no Brasil, 1 milhão e 200 mil pessoas possuem o Alzheimer.

O hospital não revela a identidade do paciente. De acordo com o neurocirurgião Rodrigo Marmo, que realizou a cirurgia, a melhora da função da memória é comprovada e tem se mostrado em ressonâncias realizadas nos pacientes um ano depois da operação. “Há um aumento do volume do hipocampo, que é a parte do cérebro que controla a memória”, observou. Os médicos também se baseiam num exame chamado PET-Scan, que mede o metabolismo cerebral. Ele se modifica após a cirurgia no paciente com Alzheimer, e áreas da memória que estavam com pouco metabolismo se tornam mais ‘quentes’, segundo o especialista.

Leia mais: Novo tratamento contra Alzheimer restaura totalmente a função da memória

O idoso estava perdendo a memória e a medicação que tomava há um ano e meio fazia pouco efeito.

A esposa do paciente, que não teve seu nome divulgado, afirmou que toda a família ficou entusiasmada ao saber da possibilidade de cirurgia: “Tínhamos a opção de investir na cirurgia, cujos benefícios ainda não podemos ver, ou ficávamos na administração normal da medicação sem saber o destino. Optamos por lutar pela cirurgia. Fomos à Justiça e conseguimos que fosse realizada”, comemorou.

O paciente paraibano foi operado na manhã da sexta-feira e recebeu alta no domingo, sem intercorrência neurológica. A melhora é progressiva, mas só após 30 dias é possível perceber alguma evolução.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora