Geral
|
10 de setembro de 2015
|
14:16

Ato lança movimento #ElesPorElas no Rio Grande do Sul

Por
Sul 21
[email protected]
Ato lança movimento #ElesPorElas no Rio Grande do Sul
Ato lança movimento #ElesPorElas no Rio Grande do Sul

ElesPorElas (2)Da Redação

O movimento mundial #ElesPorElas #HeForShe, da ONU Mulheres, será lançado no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (11), às 18 horas, no Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa. O evento terá ato de lançamento, coleta de adesões e show de Wander Wildner.

O #ElesPorElas é um movimento global que convoca os homens do mundo inteiro a participarem ativamente da luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Criado pela ONU Mulheres, a entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero, o movimento chegou ao Brasil em 2014. O movimento é composto por governos, empresas, universidades, sociedade civil, mídia e homens públicos que colaboram para a realização de ações para ampliar a mobilização e adesão de homens e meninos, e assim contribuir com a redução da violência doméstica.

Convidado pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o deputado estadual Edegar Pretto (PT) fez adesão ao movimento e é integrante do Comitê Brasileiro do #ElesPorElas. O parlamentar, que também é coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, fez a adesão em nome da Frente e da Assembleia Legislativa gaúcha, que é o primeiro Parlamento do país a assumir o compromisso com a igualdade entre homens e mulheres.

Pretto intensificou a campanha de adesão de homens ao movimento da ONU, em ações que começaram na própria Assembleia com seus colegas deputados, e já percorre o interior por meio de mais de 60 Câmaras de Vereadores que também possuem Frentes de homens pelo fim da violência contra as mulheres. O resultado prático, segundo o deputado, é a ampliação do debate e campanhas que chegam aos diversos municípios gaúchos, com intuito de conscientizar o público masculino de todas as classes. “A Frente Parlamentar se tornou referência no país na luta pelo fim da violência contra as mulheres e tem o reconhecimento do governo federal e da ONU, que nos apresentou o desafio de convocar homens para discutir o seu próprio comportamento. O desafio foi aceito”, diz o parlamentar. O ato desta sexta-feira é aberto ao público.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora