Geral
|
16 de maio de 2015
|
17:13

Hospital Conceição promove mutirão de cirurgias de tumor de pele

Por
Sul 21
[email protected]
Hospital Conceição promove mutirão de cirurgias de tumor de pele
Hospital Conceição promove mutirão de cirurgias de tumor de pele
Foto: GHC/Divulgação
Foto: GHC/Divulgação

Da Redação*

A Residência Médica de Cirurgia Plástica do Hospital Conceição promove no sábado (16) um mutirão de cirurgias para retirada de tumor de pele. A iniciativa visa atender a grande demanda do setor, além de fortalecer a residência com a atuação social. Foram selecionados 20 pacientes com tumores malignos ou lesões suspeitas encaminhados pela rede básica de saúde para realizarem o procedimento.

Seis médicos residentes de Cirurgia Plástica, além dos preceptores, atuarão na ação que ocorrerá durante todo o dia em duas salas do Bloco Cirúrgico do hospital, realizando dez cirurgias pela manhã e dez à tarde. A ação do Hospital Conceição priorizou pacientes idosos, de pele clara e trabalhadores rurais, com grande exposição solar.

Esperam-se cerca de 98 mil casos novos de câncer de pele não melanoma nos homens e 83 mil nas mulheres no Brasil, em 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 100,75 casos novos a cada 100 mil homens e 82,24 a cada 100 mil mulheres. O câncer de pele não melanoma é mais incidente em homens na Região Sul do país, com 159,51 casos para cada cem 100 mil. Nas mulheres, é o mais frequente em todas as regiões do país, com um risco estimado 86,03 para cada cem mil no Sul.

O Hospital Conceição realiza em média 600 cirurgias de retirada de tumor maligno por ano. A instituição, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conta com seis médicos cirurgiões plásticos e seis médicos residentes de Cirurgia Plástica.

*Com informações do Hospital Conceição

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora