Geral
|
16 de julho de 2014
|
20:36

Mutirão interministerial agilizará emissão de documentos para ganeses alojados em Caxias do Sul

Por
Sul 21
[email protected]
Mutirão interministerial agilizará emissão de documentos para ganeses alojados em Caxias do Sul
Mutirão interministerial agilizará emissão de documentos para ganeses alojados em Caxias do Sul
Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Caxias auxilia os ganeses a encaminhar documentos | Foto: Rafael Lopes/ Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Caxias auxilia os ganeses a encaminhar documentos | Foto: Rafael Lopes/ Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Caio Venâncio

Os mais de 350 ganeses que já procuraram a Polícia Federal em Caxias do Sul para solicitar documentos receberam uma boa notícia. Após reunião interministerial que contou com a presença do prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), no Ministério da Justiça, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (16), ficou definido que a Polícia Federal (PF) acelerará a emissão dos protocolos imediatamente e uma missão que envolverá os ministérios da Justiça, Trabalho e Emprego, Relações Exteriores e Desenvolvimento Social estará na cidade serrana na próxima segunda-feira (21).

Nos últimos dias, Caxias do Sul vêm recebendo um fluxo considerável de ganeses, a maioria vindos de São Paulo, Criciúma e Natal. Eles chegam à cidade buscando trabalho após terem entrado no país em função da Copa do Mundo. Os relatos são de que Gana passa por dificuldades e eles viram no Brasil um país de oportunidades.

Coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Maria do Carmo Gonçalves conta que muitos dos que chegaram já foram para outras localidades em Santa Catarina, cidades próximas ou na região de Gramado e Canela, onde empregos foram ofertados. Em Caxias, teriam permanecido cerca 70 ganeses. As vagas que surgiram são para as áreas de alimentação, serviços e construção civil. A maioria dos recém-chegados não possui qualificação, mas mesmo nos outros casos a situação é complicada, pois a validação dos títulos é demorada.

Conforme Maria do Carmo, o fluxo de pessoas continua e apenas nesta terça-feira (15) 26 ganeses desembarcaram na cidade. Mais de cem estrangeiros têm dormido no Seminário Nossa Senhora Aparecida. “As pessoas estão ajudando. A demora na entrega dos documentos é um problema: para quem vem de fora e não tem uma vida estruturada aqui, aguardar 20 dias por uma carteira de trabalho é muito tempo”, expõe.

Vistos

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, foram emitidos para o período da Copa 8.767 vistos a ganenses. Nem todos os vistos, que autorizariam a entrada no país até o dia 13 de julho pelo prazo de 90 dias, foram efetivamente utilizados. Sobre o ingresso no país, o Departamento de Polícia Federal confirmou que daquele total, 2.529 nacionais ganenses fizeram uso desses vistos e efetivamente entraram no país, sendo que destes 1.397 deixaram o território normalmente até o momento. Permanecem no Território Nacional, com visto válido por 90 dias, cerca de 1.132 pessoas. O Ministério da Justiça confirma que até o momento ocorreram aproximadamente 180 solicitações de refúgio.

A reportagem tentou ouvir representantes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), para avaliação do panorama da ocupação na cidade e as perspectivas de absorção da mão de obra dos imigrantes pelas empresas locais, mas a entidade informou que não está se manifestando sobre o tema.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora