Geral
|
10 de junho de 2014
|
19:23

Publicação investiga violência contra mulher

Por
Sul 21
[email protected]
image_preview
Bárbara e Juliana, autoras da publicação| Foto: Divulgação

Xandra Stefanel
Rede Brasil Atual

“Para uma mulher, o mundo é mais perigoso. Existe uma categoria inteira de crimes, de diversos tipos – psicológicos, sociais, simbólicos, físicos – que são praticados especificamente contra ela. Ou seja, homens e mulheres são vítimas de violência de maneiras diferentes: enquanto eles são as maiores vítimas letais da violência no espaço público, elas são as maiores vítimas da violência doméstica e sexual.”

Dessa forma, contundente, começa o livro eletrônico Meu Corpo Não É Seu – Desvendando a Violência Contra a Mulher” (Ed. Breve Companhia, 32 págs.), um ensaio que o coletivo feminista Think Olga lança nesta terça-feira (10), a partir das 19h30, no Teatro Eva Herz, em São Paulo, auditório da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, Avenida Paulista.

O lançamento terá uma mesa de debate entre as autoras Juliana de Faria e Bárbara Castro e as convidadas Aline Valek, colunista da CartaCapital, Maíra Saruê, diretora de pesquisa do Instituto Data Popular, e Tica Moreno, da Marcha Mundial das Mulheres.

O livro trata sobre como se dá a violência contra a mulher e as razões de este ser um dos crimes mais recorrentes e menos punidos no mundo. Segundo a obra, “o estupro é apenas um dos pontos extremos de uma longa escala em que aparecem a violência doméstica, o femicídio (morte motivada pelo fato de a vítima ser mulher), agressões físicas e ameaças psicológicas. E ainda há um crime que até recentemente nem era reconhecido como tal: o assédio sexual”.

O coletivo feminista Think Olga foi criado em 2013 pela jornalista Juliana de Faria e conta com a socióloga Bárbara Castro como conselheira. Além do livro, elas desenvolveram no ano passado o Mapa Chega de Fiu-Fiu, uma ferramenta colaborativa para mapear os pontos mais críticos da violência contra as mulheres no Brasil. A ação colheu (e ainda colhe) depoimentos de forma anônima, muitos deles reproduzidos no livro. “E foi ali também que entendemos porque o assédio causa tanto medo: é um comportamento violento, sim, porque parte de pessoas que acreditam ter o privilégio de explorar e alienar a existência feminina sem nenhuma dor na consciência”, dizem na abertura.

Meu Corpo Não É Seu agrupa dados de pesquisas e depoimentos dilacerantes de mulheres que viveram as mais diversas formas de violência. Curto e acessível no preço, seu objetivo é promover uma reflexão e investigar por que a violência contra a mulher continua sendo um dos crimes mais recorrentes no mundo e por que ainda se faz tão pouco para combatê-lo e previni-lo.

Meu Corpo Não É Seu – Desvendando a Violência Contra a Mulher
Autoras: Think Olga – Juliana de Faria e Bárbara Castro
Capa: Alceu Chiesorin Nunes
Páginas: 32
Selo: Breve Companhia (Companhia das Letras)
ISBN: 9788543800639
Preço: R$ 5,99
Lançamento: terça-feira, dia 10/6, às 19h30, Teatro Eva Herz (Livraria Cultura, no Conjunto Nacional), Avenida Paulista, 2073, São Paulo (SP)
Informações: (11) 3170-4033


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora