Últimas Notícias>Economia
|
14 de março de 2014
|
18:20

Acordo para Energia Eólica e Cooperação Brasil-Noruega foram debatidos nesta manhã, em Rio Grande

Por
Sul 21
[email protected]
Acordo para Energia Eólica e Cooperação Brasil-Noruega foram debatidos nesta manhã, em Rio Grande
Acordo para Energia Eólica e Cooperação Brasil-Noruega foram debatidos nesta manhã, em Rio Grande

Assessoria de Imprensa da Feira do Polo Naval 

polo

Na manhã desta sexta-feira, 14, ocorreu na 3ª edição da Feira do Polo Naval a assinatura do protocolo de lançamento da criação do centro de pesquisa eólica, que o prefeito do município de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, assinou junto com os parceiros da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas, Universidade de Rio Grande (FURG) e demais empresas e instituições como a Eletrosul, Ideal e Sindeólica.

O projeto é ambicioso. “Desejamos ser uma referência do Cone Sul na soma de conhecimentos”, disse Mauro Passos, da ONG Ideal. O prefeito Lindenmeyer, que há cinco anos perseguindo o sonho de trazer esse investimento ao Rio Grande, observou que a região não é somente a Indústria Naval. “O investimento de energia eólica gera renda e trabalho”, afirmou o prefeito. Ele reiterou a importância de diversificar a economia. “Preservar economia já existente e agregar outras”.

Brasil-Noruega

O último dia da Feira do Polo Naval 2014 começou com a palestra “Norwegian Centre of Expertise – Maritime: History and mechanisms of cooperation” (Centro Norueguês de Expertise – Marítimo: História e mecanismos de cooperação), apresentada por Helle Moen, da Innovation Norway. Helle apresentou números da Noruega, incluindo dados sociais e econômicos, e depois falou sobre a participação norueguesa na economia brasileira. Segundo ela, o país nórdico é o sétimo maior investidor no Brasil, com 20 bilhões de dólares injetados por mais de 100 empresas do país nórdico com negócios ou instalações por aqui.

APL

A manhã desta sexta-feira,14, na Feira do Polo Naval 2014 trouxe o painel “Políticas de Apoio a Arranjos Industriais Cooperativos no Setor de Óleo, Gás e Naval: Competitividade e Desenvolvimento Social”, que teve a coordenação de João Rossi, coordenador-geral de Petróleo, Gás e Naval do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Walsey Magalhães, assessor do presidente do BNDES; Sérgio Kapron, diretor de produção e inovação da AGDI; Jorge Boeira, Coordenador da área de energia da ABDI, e Frederico Turra, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Walsey apresentou a estratégia de atuação do BNDES para o setor de arranjos produtivos locais, e destacou a importância de incentivar também o desenvolvimento do entorno, não só fornecedores da produção, mas também a comunidade com serviços que atendam os novos empreendimentos com eficiência. Sérgio Kapron, da AGDI, também falou sobre a visão da agência em relação às APLs, e explanou as políticas do Rio Grande do Sul para o setor.

Jorge Boeira, Coordenador da área de energia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), anunciou o acordo com a Universidade Católica de Pelotas (UcPel) para o desenvolvimento do entorno na região. Além disso, destacou também o convênio de 4 milhões de reais assinado a Petrobras no âmbito nacional para ampliar capacidade de oferta da indústria nacional frente às demandas da cadeia global de petróleo, óleo e gás. Frederico Turra, da CNI, falou sobre o “Projeto de Apoio às APLs no setor de óleo, gás e naval” da entidade, incluindo a rede de núcleos de petróleo e gás, que é fruto de um trabalho desenvolvido pela Confederação em parceria com as federações industriais.

Feira do Polo Naval

A 3ª edição Feira do Polo Naval até esta sexta-feira, no Cidec-Sul, em Rio Grande (RS), com visitação das 14h às 21h. São 4.016 m², 250 estandes e 165 palestrantes. O evento tem como objetivo discutir e promover os desafios, inovações e as oportunidades da indústria oceânica. Conta com três grandes eventos simultâneos, todos com inscrições gratuitas ao público: NAVTEC, Seminário de Direito e Rodadas de Negócios, organizadas pelo Sebrae, além dos workshops e reuniões setoriais. A feira é proposta pela Bolsa Continental de Mercadorias em parceria com a Furg e Prefeitura do Rio Grande. A Petrobras é a patrocinadora Master dessa edição que conta também com o patrocínio de: BNDES, Abrão Despachos, AGDI, EBR, Ecovix, Porto RG, Prefeitura de Rio Grande, Sebrae, Tecon e Vetorial.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora