Notícias
|
26 de maio de 2021
|
22:41

Governo emite novos Alertas de aumento da covid-19 para quatro regiões do RS

Por
Sul 21
[email protected]
O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior | Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior | Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior comandou a reunião do Gabinete de Crise nesta quarta-feira (26) | Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Da Redação

O Gabinete de Crise emitiu nesta quarta-feira (26) mais quatro Alertas do sistema de monitoramento 3As (de avisos, alertas e ação) para as regiões de Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria. Com a notificação, as regiões tem 48 horas para apresentar um plano de Ação para conter o avanço da covid-19.

Além disso, foi emitido Aviso para as região de Bagé, Santa Cruz do Sul e Taquara. As duas já haviam recebido a mensagem, enquanto a última recebe pela primeira vez desde que o sistema entrou em vigor neste mês de maio. Após receberem um Aviso, as regiões não são obrigadas a adotar medidas de controle à propagação do novo coronavírus.

Além dos quatro novos Alertas, as regiões de Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana tiveram mantido o alerta que já havia sido emitido para elas. Na quinta-feira (27), o Gabinete de Crise fará uma reunião devolutiva com as regiões para falar sobre as medidas adotadas no Plano de Ação. Enquanto isso, a situação da pandemia está sendo monitorada em todas as regiões.

Motivos para Alerta

De acordo com o Gabinete de Crise, a região de Pelotas apresentou incidência de 254,1 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 17,8% frente à anterior. Também apresentou taxa de mortalidade acumulada na semana de 8,08 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, alta de 14,5% frente à anterior. É a sexta maior taxa do Estado, sendo 27,1% superior à média estadual.

Além disso, Pelotas apresentou aumento de 12,7% de internados em leitos clínicos, variação de 20 pacientes. Sendo assim, a região tem 177 internados com Covid-19 em leitos clínicos. Em leitos de UTI, houve alta de 6,5% no número de internados, variação de sete pacientes. A região tem 115 internados por Covid-19 em UTIs, o que praticamente representa o máximo atingido de 117 pacientes em 2 de maio. A taxa de ocupação é de 91%, com 18 leitos livres. É um número próximo do maior patamar de internados por Covid-19 na região desde o início da pandemia. Com o percentual de 9,9%, Pelotas apresenta a quarta menor proporção da população vacinada com segunda dose do Estado.

A região de Caxias do Sul apresentou incidência de 308,5 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 18,7% frente à semana anterior. É a 12ª maior incidência do Estado entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 14,6% superior à média estadual.

Ao longo da última semana, Caxias do Sul apresentou aumento de 7,8% internados em leitos clínicos, uma variação de 29 pacientes. Assim, a região tem 402 internados por Covid-19 em leitos clínicos.

Em leitos de UTI, houve aumento de 7%, variação de 16 pacientes. Com isso, a região tem 243 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 88,6%, com 43 leitos livres.

A região de Santa Maria apresentou incidência de 355,8 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 26,1% frente à semana anterior. É a 9ª maior incidência do Estado entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 32,1% superior à média estadual.

Além disso, Santa Maria apresentou taxa de mortalidade acumulada de 9,11 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 6,3% frente à semana anterior. É a quarta maior taxa de mortalidade recente do Estado entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 43,4% superior à média estadual.

Ao longo da última semana, Santa Maria apresentou elevação de 10,7% internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, variação de 23 pacientes. Com isso, a região tem 238 internados por Covid-19 em leitos clínicos. Em leitos de UTI, a região apresentou aumento de 3,1% na última semana, uma variação de quatro pacientes. Sendo assim, a região tem 134 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 84,7%, com 32 leitos livres. Entre a reunião do GT Saúde e a deliberação do Gabinete de Crise, o número de internados subiu para 139 (86,1%).

Além disso, o percentual de vacinação na região é 8,5%, a menor proporção da população vacinada com 2ª dose no Estado.

A região de Erechim apresentou incidência de 306,1 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 24,2% frente à anterior.

Também apresentou taxa de mortalidade acumulada na semana de 4,72 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, um aumento de 175,0% frente à anterior.

Além disso, houve um aumento de 44,6% de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, o que representa uma variação de 25 pacientes. Com isso, a região tem 81 internados por Covid-19 em leitos clínicos.

Quanto aos internados em leitos de UTI, a região apresentou uma redução de 3%, variação de menos um paciente. São 32 internados por Covid-19 em UTIs, e taxa de ocupação de 80,7%, com 11 leitos livres. A região está a apenas oito pacientes do maior número de internados por Covid-19 desde o início da pandemia.

Regiões com Alerta

Cachoeira do Sul
Caxias do Sul (novo Alerta)
Cruz Alta
Erechim (novo Alerta)
Ijuí
Palmeira das Missões
Passo Fundo
Pelotas (novo Alerta)
Santa Maria (novo Alerta)
Santa Rosa
Santo Ângelo
Uruguaiana

Regiões com Aviso

Bagé (novo Aviso)
Capão da Canoa
Guaíba
Novo Hamburgo
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul (novo Aviso)
Taquara (novo Aviso)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora