|
29 de abril de 2021
|
14:08

Prefeitura muda apresentação dos dados de UTI dos hospitais de Porto Alegre e dificulta pesquisa

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitura muda apresentação dos dados de UTI dos hospitais de Porto Alegre e dificulta pesquisa
Prefeitura muda apresentação dos dados de UTI dos hospitais de Porto Alegre e dificulta pesquisa
Mudança altera visualização dos dados de UTI dos hospitais de Porto Alegre. Foto: Silvio Avila/HCPA

Luciano Velleda

A Prefeitura de Porto Alegre mudou significativamente a plataforma com os dados sobre a ocupação de leitos de UTI na Capital. Criada logo no começo da pandemia, a plataforma tem sido a principal fonte de informação sobre a situação hospitalar durante a crise do coronavírus, reunindo dados de todos os hospitais da cidade.

Com a modificação, não estão mais reunidas no mesmo quadro as informações sobre o total de leitos de UTI de cada hospital, quantos são os leitos bloqueados, o total de pacientes internados (com e sem covid-19), o número de pacientes em ventilação mecânica fora da UTI e, principalmente, o percentual de ocupação das UTIs de cada hospital.

Permanecem os dados sobre a quantidade de suspeitos de covid-19 internados nas UTIs, os pacientes confirmados de covid-19 na UTIs e nas emergências aguardando leito de UTI, e os pacientes não covid-19 nas emergências também a espera de um leito de UTI.

Desde o ano passado, todos esses dados estiveram reunidos numa mesma tabela. Agora, a gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) criou sub-divisões, classificadas como: alta complexidade; privados e mistos; retaguarda; e especializados.

“A partir de 28/04 os quantitativos de leitos e ocupação estão disponíveis através do painel de monitoramento do Estado”, informa a plataforma.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a reformulação tem como objetivo tornar as informações “mais objetivas e claras”. As mudanças incluem uma composição com as informações disponibilizadas pelo Governo do Estado em outra plataforma. A SMS deve divulgar mais detalhes da mudança ainda nessa quinta-feira (29).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora