Da Redação
A Prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta quinta-feira (29) a implementar a estratégia de testagem para covid-19 das equipes da rede de educação municipal e conveniada. A testagem iniciou pela Escola de Educação Infantil Padre Luiz Pedrollo, no Partenon, que faz parte da rede conveniada.
O objetivo da Prefeitura é testar os profissionais das 98 escolas municipais e de 209 da rede comunitária que atuam na Educação Infantil e nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental com o RT-PCR, teste que detecta o vírus ativo no organismo, até o dia 7 de maio. A ideia é repetir os testes a medida que novos níveis de ensino retomem as atividades, mas a frequência da testagem ainda não está definida.
“Essa é uma forma de baixo custo, que evita surtos. Com isso, não teremos afastamentos do trabalho e internações desnecessárias, pois o teste identifica assintomáticos ou sintomáticos leves positivos, quebrando a cadeia de contágio”, diz o diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.
Os protocolos da Prefeitura para a retomada das aulas presenciais, o que ocorre a partir desta quinta, determinam também o afastamento e testagem para qualquer pessoa que apresente sintomas gripais. Caso o resultado seja positivo para covid-19, todas pessoas que tiveram contato com o paciente também serão testadas.
“É uma abertura com muita esperança e muita responsabilidade. Acreditamos que lugar de criança é na família e na escola e estamos adotando todas as medidas para um retorno seguro para os alunos e os profissionais da educação”, disse o prefeito Sebastião Melo, que acompanhou o início da testagem.
Os profissionais de educação receberão um voucher para que possam realizar o teste em 24 locais, entre laboratórios privados e unidades de saúde.