|
28 de março de 2021
|
21:22

Vacinação de idosos com 69 anos começa nesta segunda-feira (29) em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Vacinação de idosos com 69 anos começa nesta segunda-feira (29) em Porto Alegre
Vacinação de idosos com 69 anos começa nesta segunda-feira (29) em Porto Alegre
Na segunda, faixa etária a ser imunizada será estendida para 69 anos. Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

A partir desta segunda-feira (29), idosos com 69 anos ou mais passam a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Porto Alegre, e a cada dia da semana será ampliado um ano da faixa etária, chegando a 66 na quinta-feira (1º).

Os idosos poderão se dirigir a um dos três drive-thrus, em operação nos hipermercados BIG Sertório e Barra Shopping Sul e na PUCRS, das 9h às 17h. Além disso, 39 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinação (confira os endereços). Na terça-feira, a faixa passa a ser de 68 anos; na quarta-feira, 67; e na quinta-feira, 66 anos de idade.

No sábado (27), a Prefeitura vacinou 5.266 pessoas contra covid-19. No entanto, como apena os drive-thrus estavam funcionando e a procura foi grande, à tarde a Secretaria Municipal de Saúde pediu que a população aguardasse a segunda-feira, quando também será possível tomar a dose do imunizante em uma unidade de saúde.

Os registros do vacinômetro de Porto Alegre demonstram que, até a tarde de sábado, 91.881 idosos com mais de 71 anos receberam a primeira dose de vacina contra covid-19. O número corresponde a 90,7% do público-alvo estimado para a faixa etária residente em Porto Alegre, de acordo com o Censo 2010 IBGE (usado pelo Ministério da Saúde (MS) como referência para estimativa de população a ser vacinada no país).

Nesta semana, prossegue também a vacinação contra a covid-19 de profissionais de saúde, liberais ou de estabelecimentos onde tenham atividade assistencial direta e presencial. Nesta segunda-feira, poderão buscar as farmácias aqueles com mais de 40 anos, sempre das 9h às 17h; na terça-feira, os profissionais com 35 anos ou mais; na quarta, aqueles com 30 anos ou mais; e na quinta-feira, 1º de abril, a vacinação estará disponível para a faixa etária de 29 anos ou menos. Veja aqui as alterações de critérios. A imunização é realizada em 20 farmácias habilitadas para esse trabalho.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora