Últimas Notícias
|
4 de março de 2021
|
12:42

Sob bandeira preta, Governo Eduardo Leite vai ao STF para restabelecer aulas presenciais

Por
Sul 21
[email protected]
Sob bandeira preta, Governo Eduardo Leite vai ao STF para restabelecer aulas presenciais
Sob bandeira preta, Governo Eduardo Leite vai ao STF para restabelecer aulas presenciais
Governador Eduardo Leite. Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

Da Redação

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE) protocolou, na noite desta quarta-feira, (3), no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de suspensão de liminar proferida pelo juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre e mantida pelo Tribunal de Justiça gaúcho. A medida busca o restabelecimento do ensino presencial para educação infantil e primeiro e segundo anos do ensino fundamental no Rio Grande do Sul, no momento em que todo o Estado está sob bandeira preta, que indica risco altíssimo de contágio de covid-19, adotada pelo próprio governo gaúcho.

Segundo a PGE, a decisão decorrente de ação civil pública ajuizada pela Associação Mães e Pais pela Democracia “implica grave lesão à ordem e à saúde públicas, motivo pelo qual deve ser suspensa”. Ainda segundo a Procuradoria, “o conjunto das medidas adotadas pelo Poder Executivo é bastante rigoroso diante do agravamento da crise sanitária no Rio Grande do Sul e que a decisão configura intervenção judicial sobre atos normativos expedidos pelo Poder Executivo com vistas ao enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, impactando diretamente sobre os limites e contornos do princípio da separação dos Poderes”.

No pedido encaminhado ao STF, a PGE afirma que “as aulas presenciais seriam restritas à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º anos), reduzindo-se, assim, a movimentação de pessoas e, consequentemente, a circulação do vírus”. A medida foi dirigida ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e aguarda apreciação.

O CPERS classificou a iniciativa do governo Eduardo Leite como “surreal”. “Enquanto o governador fala bonito para as câmeras, sua PGE atua a favor do negacionismo e do caos. Corpos estão sendo empilhados em contâiners, Eduardo Leite. Por que tanto empenho em aumentar a circulação nas escolas? Nossas vidas importam!”, afirmou o sindicato em suas redes sociais.

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora