Coronavírus
|
22 de janeiro de 2021
|
22:18

Mapa preliminar coloca 78% da população gaúcha em bandeira vermelha, com alto risco de contaminação

Por
Sul 21
[email protected]
Mapa preliminar coloca 78% da população gaúcha em bandeira vermelha, com alto risco de contaminação
Mapa preliminar coloca 78% da população gaúcha em bandeira vermelha, com alto risco de contaminação
Dentre as 21 regiões, apenas a de Guaíba apresentou piora nos indicadores em relação ao mapa anterior. Imagem: Divulgação/Governo RS

Da Redação

O mapa preliminar da 38ª semana do Distanciamento Controlado, divulgado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (22), classifica quatro regiões em bandeira laranja e 17 regiões em vermelha, ou seja, com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no Rio Grande do Sul. As 17 regiões em vermelho somam 78,4% da população gaúcha.

Para o total do Estado, houve redução no número de pessoas confirmadas com covid-19 em leitos clínicos (-9%) e estabilidade nos internados em UTI. Também foi registrada estabilidade no número de casos ativos e, no acumulado desta semana, redução nas mortes (-19%).

Na 38ª rodada do Distanciamento Controlado, houve pequena redução no número total de leitos de UTI ocupados, considerando todas as doenças. Enquanto na semana 36 eram 2.025, e na semana 37 ficou em 2.040, agora baixou para 2.006 leitos, incluindo  pacientes com covid-19 e demais causas. Aquantidade total de leitos de UTI aumentou nas últimas três semanas, passando de 2.630 na 36ª, para  2.660 leitos na atual semana de avaliação.

Com isso, somando o aumento do total de leitos e a estabilidade dos confirmados com covid-19 em UTI, a proporção de leitos livres para cada ocupado por covid-19 cresce um pouco, de 0,71 para 0,77.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destaca que mesmo com o início da vacinação, o mapa preliminar continua refletindo a gravidade da situação do Rio Grande do Sul. “A vacina chegou, mas a quantidade ainda é pequena diante da população que deverá ser vacinada. Portanto, mais uma vez, salientamos a importância do cuidado individual, com o próximo, do uso dos equipamentos de proteção, especialmente a máscara, de lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e ter cuidados básicos. O mapa de hoje revela justamente que a maioria das regiões está em risco alto. Toda a população deve continuar em estado de alerta porque o vírus segue circulando”, afirma Arita.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora