Coronavírus
|
27 de novembro de 2020
|
22:22

Covid-19: Decreto da Prefeitura de Porto Alegre proíbe eventos sociais a partir de segunda (30)

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitura de Porto Alegre. Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

A Prefeitura de Porto Alegre publicou novo decreto nesta sexta-feira (27) proibindo a realização de eventos sociais, como festas de casamento e aniversários, a partir da próxima segunda-feira (30). Em locais privados, fica obrigatório o distanciamento de dois metros entre as pessoas, assim como já estava determinado para parques, praças e espaços abertos ao público.

De acordo com o poder municipal, as medidas pretendem evitar que sejam necessárias mais restrições à atividade econômica. Nesta tarde, entidades empresariais lançaram uma carta dirigida à sociedade porto-alegrense, em que pedem a mobilização para conter o avanço da pandemia.

O apelo da Prefeitura com o novo decreto é para que as pessoas não realizem encontros e confraternizações, tanto em locais públicos quanto privados. Na avaliação do Comitê, esses eventos, por não seguirem protocolos sanitários adequados, têm gerado repercussão na transmissão do vírus.

O novo decreto também altera:

Condomínios – Áreas de uso comum em espaços fechados (salões de festas, academias, brinquedotecas etc) podem ser utilizadas simultaneamente apenas por pessoas que moram na mesma residência. Nos espaços abertos, o uso é restrito a moradores do condomínio.

Ar-condicionado e ventilação – Estabelecimentos com atividades liberadas, como restaurantes, bares, comércio e de serviços em geral, bancos, academias e clubes sociais, entre outros, precisam manter em dia a limpeza de equipamentos de climatização, além da circulação de ar cruzada ou sistema de renovação de ar. A mesma orientação vale para as escolas.

Mapa vermelho

Nesta sexta, o mapa preliminar da 30ª semana do Distanciamento Controlado divulgado pelo governo do Estado, trouxe, pela primeira vez, todas as 21 regiões Covid em bandeira vermelha, o que representa risco epidemiológico alto. O resumo do mapa é: o Rio Grande do Sul passa pelo momento mais crítico da pandemia de coronavírus, com o número de pacientes internados em leitos clínicos e em UTIs atingindo o pico da série histórica.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora