Coronavírus
|
11 de setembro de 2020
|
21:34

Mapa preliminar do distanciamento controlado traz sete regiões em bandeira vermelha

Por
Sul 21
[email protected]
Mapa preliminar da 19ª rodada do Distanciamento Controlado e as 17 regiões em cogestão. Fonte: Governo do Estado

Da Redação

O mapa preliminar do distanciamento controlado, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (11) pelo governo do Estado, traz sete regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para covid-19). As outras 14 regiões estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

Leia mais:
Epidemia foi controlada no RS ou ‘continuamos sangrando’? O que dizem especialistas

Além de Porto Alegre, Erechim e Palmeira das Missões – três regiões que já estavam em bandeira vermelha e se mantiveram nesta rodada –, os indicadores apontaram piora em outras quatro regiões: Santa Maria, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul.

As associações regionais ou municípios tem até as 6h de domingo (13) para fazer os pedidos de reconsideração, que vêm caindo muito desde que o Estado adotou o modelo de cogestão. Nele, as regiões covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica. Das sete regiões em vermelho, somente Santa Maria e Guaíba não apresentaram um protocolo próprio de cogestão.

Alertas

Chamou a atenção da equipe que monitora o modelo um forte crescimento nas hospitalizações por covid-19 em pelos menos seis regiões – Santa Maria (117,4%), Santa Rosa (85,7%), Cachoeira do Sul (50%), Bagé (37,5%), Guaíba (21,9%) e Santo Ângelo (20,7%).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora