Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
7 de agosto de 2020
|
21:36

PGE vai ao Ministério Público contra flexibilização do comércio autorizada por Marchezan

Por
Sul 21
[email protected]
PGE vai ao Ministério Público contra flexibilização do comércio autorizada por Marchezan
PGE vai ao Ministério Público contra flexibilização do comércio autorizada por Marchezan
PGE alega que reabertura permitida pela Prefeitura, para beneficiar vendas do Dia dos Pais, descumpre regras do governo estadual. Foto: Luiza Castro/Sul21

Luciano Velleda

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) entrou com representação no Ministério Público Estadual, nesta sexta-feira (7), contra as flexibilizações no comércio autorizadas pelo Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Pressionada pelo setor empresarial, a Prefeitura autorizou a reabertura de diversas atividades econômicas desta sexta-feira (7) até domingo (9), Dia dos Pais.

A PGE alega que o Decreto Municipal nº 20.676/2020 contraria as regras de Distanciamento Controlado do governo estadual. “A norma municipal, além de autorizar o funcionamento do comércio não essencial no domingo (9), possibilita a abertura em horários estendidos, diferentes daqueles previstos pela regra estadual”, afirma a PGE.

Na manifestação, a PGE destaca que, na macrorregião metropolitana, dos 1.304 leitos de UTI disponíveis, 1.044 estão ocupados, o que representa 80,1% da lotação das UTIs da Capital – o maior índice do Estado. “No comparativo com a semana anterior, o número de internados em leitos de UTI COVID, no último dia da apuração, aumentou, passando para 447 pessoas. A capital gaúcha concentra, atualmente, 592 casos ativos de COVID-19 e a região já ultrapassou a triste marca de 740 óbitos pela doença”, enfatiza a PGE.

O Ministério Público Estadual (MPE) se manifestou no final da tarde desta sexta-feira (7). O órgão informou que as Promotorias de Direitos Humanos e de Urbanismo estão avaliando “a existência ou não de conflito legal entre a normativa municipal e o decreto estadual, postura que tem adotado desde o princípio da pandemia”. O tema também está sendo analisado na Procuradoria de Prefeitos. “Ao MP não cabe determinar as políticas públicas, mas, uma vez definidas, garantir que sejam cumpridas de acordo com o que determina a lei”, afirma, em nota, o MPE.

Por sua vez, a PGE confia que uma decisão liminar favorável ao cumprimento das regras do Distanciamento Controlado possa ser proferida nas próximas horas ou neste sábado (8). O entendimento é que o MPE tem atuado com agilidade em casos semelhantes, como ocorreu no último final de semana, quando diversos municípios da região serrana adotaram medidas mais flexíveis no comércio local e acabaram sendo obrigados a recuar após decisões judiciais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora