Coronavírus
|
6 de agosto de 2020
|
22:34

Marchezan anuncia liberação do comércio de rua e de shoppings por três dias sem limitação de horário

Por
Luís Gomes
[email protected]
Marchezan anuncia liberação do comércio de rua e de shoppings por três dias sem limitação de horário
Marchezan anuncia liberação do comércio de rua e de shoppings por três dias sem limitação de horário
Marchezan detalhou o relaxamento de restrições nesta quina. Foto: Cesar Lopes/PMPA

Da Redação

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) detalhou no início da noite desta quinta-feira (6) em uma sequência de tuítes o relaxamento das restrições à circulação de pessoas que entrará em vigor a partir de sexta-feira (7). Segundo o prefeito, estabelecimentos comerciais de rua, shoppings e centros comerciais vão ser autorizados a funcionar pelos próximos três dias, isto é, até o domingo (9), Dia dos Pais, sem qualquer limitação de horário. O prefeito informou que está sendo preparado um novo planejamento para a retomada das atividades econômicas a partir da próxima semana.

Marchezan informou ainda que a Prefeitura está autorizando a abertura do Mercado Púbico e do Mercado do Bom Fim, bem como de salões e barbearias, a partir de sexta. Segundo o prefeito, a decisão foi tomada em reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e será publicada ainda hoje no Diário Oficial. “Essa é uma regra excepcional para que o comércio possa aproveitar as vendas do Dia dos Pais”, disse o prefeito.

A liberação ocorre diante do aumento da pressão do empresariado e em meio à abertura do processo de impeachment contra o prefeito na Câmara de Vereadores, mas também no dia em que os hospitais de Porto Alegre batem recorde de ocupação. Às 19h desta sexta, 331 pacientes que testaram positivo para covid-19 estavam internados em leitos de UTI de hospitais da Capital, bem como outros 42 ainda considerados sob suspeita. O recorde anterior era de 324 pacientes confirmados, registrado ontem.

Abertura com restrições

Marchezan explicou que o relaxamento das restrições não permitirá a abertura total do comércio. O Mercado Público, por exemplo, poderá funcionar durante 24 horas e com ocupação máxima de 25% da capacidade, mas deverá operar com portões fechados e sem acesso às bancas. Salões de beleza e barbearias deverão atender com equipes reduzidas, restrição de clientes e lotação das salas de espera limitadas a 30% da capacidade. Os estabelecimentos devem respeitar uma distância mínima de 4 metros entre cada cliente e seguir protocolos de higienização.

A liberação não inclui praças de alimentação e restaurantes e bares de rua, que seguem podendo operar apenas pelos sistemas de pegue e leve e tele-entrega.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora