Coronavírus
|
7 de agosto de 2020
|
23:12

Mapa do distanciamento controlado ganha mais uma região e traz 12 em bandeira vermelha

Por
Sul 21
[email protected]
Mapa do distanciamento controlado ganha mais uma região e traz 12 em bandeira vermelha
Mapa do distanciamento controlado ganha mais uma região e traz 12 em bandeira vermelha
Mapa preliminar apresentado nesta sexta traz 12 regiões em bandeira vermelha

Da Redação*

Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do distanciamento controlado do governo do Estado traz, nesta sexta-feira (7), 12 regiões em bandeira vermelha. As outras nove se encontram na bandeira laranja. Até domingo (9), às 6h, municípios e associações regionais podem apresentar pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira (10). Nas últimas semanas, grande parte dos recursos têm sido acatados, levantando cada vez mais questionamentos sobre a efetividade do modelo adotado pelo governo do Estado.

Nesta rodada, o mapa passa a ter 21 regiões. Desmembrada de Porto Alegre, que já se encontrava há várias semanas sob a classificação de risco alto, a 21ª região covid passou a vigorar na quinta-feira (6) e reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce, recebendo o nome de Guaíba.

Guaíba, inclusive, é uma das 12 classificadas como risco epidemiológico alto na versão preliminar do mapa, ao lado de Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. As regiões de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara e Passo Fundo já estavam na bandeira vermelha na 13ª rodada e foram mantidas. A região de Lajeado apresentou melhora nos indicadores e reduziu para a bandeira laranja.

Bandeira laranja

Conforme o mapa preliminar, 275 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 7.759.635 habitantes, ou seja, 68,5% da população gaúcha (total de 11.329.605 habitantes).

Desses, 126 municípios (597.635 habitantes, 5,3% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Hospitalizações e óbitos

Para o total do Rio Grande do Sul, houve leve aumento em diversos indicadores, com aceleração maior nas hospitalizações (17%) e no número de óbitos (10%). Já o número de leitos livres se manteve estável, mas em razão da abertura de novas unidades e redução no número de internados por outras causas.

As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (434), Caxias do Sul (123), Canoas (117), Novo Hamburgo (96) e Passo Fundo (88).

*Com informações do Governo do Estado


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora