Coronavírus
|
21 de julho de 2020
|
23:13

Leite propõe que municípios assumam controle do distanciamento controlado, mas prefeitos rejeitam

Por
Luís Gomes
[email protected]
Leite propõe que municípios assumam controle do distanciamento controlado, mas prefeitos rejeitam
Leite propõe que municípios assumam controle do distanciamento controlado, mas prefeitos rejeitam
Governador Eduardo Leite. (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)

Da Redação

Em reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e presidentes das 27 associações regionais de municípios do Estado realizada no final da tarde desta terça-feira (21), o governador Eduardo Leite (PSDB) propôs que prefeituras e associações de municípios tivessem autonomia para adotar restrições no âmbito do modelo de distanciamento social controlado de enfrentamento ao novo coronavírus. A proposta, contudo, foi negada pelos prefeitos, que consideram que não podem assumir a responsabilidade sozinhos e que é preciso haver uma orientação do governo estadual.

Após a reunião, o residente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, divulgou um vídeo explicando o posicionamento da entidade. “Não há dúvidas de que estamos passando por uma crise muito difícil. Infelizmente, os números aumentam a cada dia e o nosso cuidado tem que ser redobrado. E, para ter esse cuidado, precisamos ter uma atuação unificada, precisamos trabalhar juntos, precisamos estar unidos. E, justamente por isso, neste momento, os prefeitos e prefeitas rejeitaram a proposta do governador do transferir a responsabilidade para a definição das bandeiras aos municípios e suas associações. É hora de trabalharmos unidos, sob a liderança do governo do Estado, para que a gente possa melhorar o modelo e vencer o coronavírus juntos”, disse.

Por outro lado, ficou decidido que será criado um fórum permanente de diálogo, com a participação dos municípios, para definição das bandeiras e das restrições do modelo de distanciamento controlado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora