Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
29 de junho de 2020
|
21:33

Leite reverte bandeiras vermelhas de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões

Por
Luís Gomes
[email protected]
Leite reverte bandeiras vermelhas de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões
Leite reverte bandeiras vermelhas de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões
5,2 milhões de gaúchos estarão sob bandeira vermelha nesta semana |Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou em transmissão ao vivo feita pelas redes sociais nesta segunda-feira (29) que, após análise de recursos, as regiões de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões permanecerão no nível de restrições de atividades da bandeira laranja do modelo de distanciamento controlado para o enfrentamento do novo coronavírus.

As três regiões haviam recebido a bandeira vermelha na atualização preliminar anunciada no última sexta-feira (26). Por outro lado, o governador confirmou que as regiões de Santo Ângelo e Passo Fundo migraram para a bandeira vermelha, como anunciado na sexta, juntando-se agora às regiões de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre, que já estavam neste nível. A outra mudança confirmada foi da região de Santa Rosa, que deixou a bandeira amarela (menor nível) e passou para laranja. As bandeiras indicam as restrições que irão vigorar entre 30 de junho e 6 de julho.

Leite destacou que, depois da divulgação do mapa preliminar, o governo recebeu recursos de 6 das 9 regiões para as quais foi atribuída bandeira vermelha e de 67 municípios que estavam localizados em regiões com este nível de restrições. Na análise recursal, o governo considerou que os municípios de Ibiaçá, Guarani das Missões ou Espumoso poderiam adotar as restrições equivalentes às da bandeira laranja mesmo estando em uma região de bandeira vermelha por não registrarem casos ou óbitos nos últimos 14 dias.

A respeito dos motivos que levaram à reconsideração das bandeiras regionais, Leite explicou que, no caso de Caxias do Sul, houve redução do número de novas internações de pacientes de covid-19 entre a penúltima e a última semana, de 88 para 76, bem como a manutenção de uma média de 40 leitos de UTI ocupados por pacientes de covid-19 simultaneamente. Segundo o governador, estes indicadores permitiam atribuir à região de Caxias um nível menor de restrições do que o previsto na sexta-feira. Da mesma forma, apontou que a velocidade do avanço de novas internações em Erechim foi baixo, subindo de 9 para 10 nas duas últimas semanas. E, em Palmeira das Missões, reduziu de 16 para 15.

Por outro lado, destacou que o governo rejeitou recursos para manutenção da bandeira laranja em Santo Ângelo e Passo Fundo, bem como para a redução das restrições em Canoas, que já estava em bandeira vermelha. No caso de Santo Ângelo, destacou que, de uma semana para a outra, o número de novas internações subiu de 10 para 19 e o número de novos óbitos saltou de 1 para 10. No caso de Passo Fundo, as novas internações subiram de 43 para 53 e os óbitos de 8 para 10. Jé em Canoas, as novas hospitalizações subiram de 26 para 41 e as mortes de 3 para 8 entre a penúltima e a última semana.

Segundo o governo, ao todo, 5,7 milhões de gaúchos vivem em regiões que estarão sob bandeira vermelha nesta semana. Destes, 500 mil moram em municípios que não registram casos ou óbitos nos últimos 14 dias, o que permite um nível menor de restrições nestas localidades. Os 5,2 milhões de gaúchos que passarão a semana sob bandeira vermelha representam 46% da população do Estado.

Leite disse ainda que, se a população espera que as regiões com bandeira vermelha retornem para laranja, é muito importante “levar a sério” as restrições neste momento. Porque, caso contrário, as restrições “serão mais duradouras”, disse. Questionado sobre a possibilidade de implementar um lockdown (situação de restrições quase totais) em todo o Estado, o governador negou esta possibilidade, dizendo que não é uma opção razoável. Contudo, alertou que, se as regiões em bandeira vermelha continuarem a apresentar piora nos indicadores mesmo depois de eventualmente migrarem para bandeira preta, poderá sim determinar o isolamento total nestas áreas.

Confira os dados apresentados pelo governador nesta segunda:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora