Coronavírus
|
27 de junho de 2020
|
12:21

Covid-19: Sindimetrô quer que os metroviários sejam testados

Por
Sul 21
[email protected]
Covid-19: Sindimetrô quer que os metroviários sejam testados
Covid-19: Sindimetrô quer que os metroviários sejam testados

Da Redação (*)

O Sindimetrô-RS lançou, sexta-feira (26), na estação Mercado, em Porto Alegre, a campanha #TestaTrensurb. O objetivo é pressionar a empresa para testar os metroviários que, diariamente, estão expostos ao vírus, ao transportarem milhares de passageiros.

Para marcar o lançamento da campanha,  os usuários do trem receberam  kits com álcool em gel e máscaras. Os equipamentos também são distribuídos, periodicamente aos metroviários. Já foram doados, cerca de 2 mil kits desde o início da pandemia. O Sindicato também produziu um vídeo para marcar o lançamento da campanha (ver abaixo).

Desde março o sindicato pede que a empresa faça o teste para Covid-19. A Trensurb assumiu o compromisso, e está registrado na ata da reunião no Ministério Público do Trabalho. No início da pandemia alegou que não havia insumos para os testes, mas agora, assinala o Sindicato, esses insumos já estão disponíveis em vários laboratórios  do estado.

Para dar mais segurança aos metroviários, o Sindimetrô-RS fez uma parceria com a Escola de Saúde da Unisinos e disponibilizou testes aos trabalhadores. Até o momento 225 metroviários foram testados, o que representa, aproximadamente, 30% dos trabalhadores da linha de frente ou integram o grupo de risco.

(*) Com informações do Sindimetrô-RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora