Coronavírus
|
20 de junho de 2020
|
21:40

Com piora em indicadores de covid-19, Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo passam para bandeira vermelha

Por
Sul 21
[email protected]
Com piora em indicadores de covid-19, Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo passam para bandeira vermelha
Com piora em indicadores de covid-19, Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo passam para bandeira vermelha

Da Redação

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou no fim da tarde deste sábado as atualizações no sistema de distanciamento controlado adotado no Rio Grande do Sul para tentar conter a epidemia do novo coronavírus. As regiões de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Palmeira das Missões passaram da bandeira laranja para a bandeira vermelha. Regiões de Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul passaram da amarela para a laranja.

Já Uruguaiana e Caxias do Sul apresentaram melhora nos parâmetros analisados e passaram da bandeira vermelha para a laranja. Em Santa Rosa e Bagé ocorreu mesmo, levando os municípios da bandeira laranja para a amarela.

Leite citou o exemplo de Novo Hamburgo, onde as hospitalizações confirmadas por covid-19 saltaram de 24 para 61, um aumento de 154%, da semana anterior para esta. O número de óbitos na região também saltou de 4 para 10, um aumento de 150%. Já em Canoas, o aumento nas hospitalizações por coronavírus foi de 13 para 25, 92%. Porto Alegre, por sua vez, piorou em seis indicadores.

Com o avanço da doença, o Rio Grande do Sul apresenta uma predominância de bandeiras laranja e vermelha. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças nesta rodada. Contudo, segue sem nenhuma bandeira preta (risco altíssimo).

Os municípios tem agora até segunda-feira para se manifestar a respeito das mudanças. Aí então serão analisados os pedidos e só na terça entra em vigor o mapa atualizado. Este mapa vale entre 23 e 29 de junho, se confirmado desta forma.

Esta é a última rodada em que a divulgação das bandeiras está sendo feita no sábado. A partir da próxima, a coleta de dados será na quinta-feira e o anúncio do mapa preliminar ficará para sexta.

Porto Alegre

Além do agravamento dos indicadores mensurados pela macrorregião, o número de hospitalizações confirmadas para covid-19 registrado nos últimos 7 dias apresentou um crescimento de 54% entre as duas semanas, passando de 89 para 137. Com isso, o indicador apresentou bandeira preta, sinalizando uma situação de elevada preocupação.

Ainda, observa-se crescimento tanto do número de internados em UTI por SRAG no último dia, que variou de 105 para 118 entre as duas semanas, quanto no de internados em UTI confirmados para covid, passando de 69 para 87.

Os indicadores de Estágio da Evolução na Região e o de Projeção de Nº de Óbitos para o período de 1 semana para cada 100.000 habitantes também apresentaram pioras nas suas bandeiras. Esse último, atingiu Bandeira Preta na região, passando de 0,89 na semana anterior para 1,55 na semana atual.

Outros indicadores

O número de novos registros de hospitalizações SRAG de confirmados covid aumentou 55% entre as duas últimas semanas (320 para 496);
O número de internados em UTI por SRAG aumentou 2,7% no Estado entre as duas últimas sextas-feiras (365 para 379);
O número de internados em leitos clínicos com covid no RS aumentou 52% entre as duas últimas sextas-feiras (255 para 386);
O número de internados em leitos de UTI com covid no RS aumentou 9,9% entre as duas últimas sextas-feiras (232 para 255);
O número de leitos de UTI adulto livres para atender covid no RS aumentou 1% entre as duas últimas sextas-feiras (de 594 para 600);
O número de óbitos por covid-19 aumentou 54% entre as duas últimas semanas (de 56 para 86).
As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos 7 dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (137), Caxias do Sul (76), Passo Fundo (33), Novo Hamburgo (61) e Santa Maria (49).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora