Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
18 de maio de 2020
|
22:02

Trabalhador da Fase em Porto Alegre morre vítima de coronavírus; sindicato cobra testagem

Por
Luís Gomes
[email protected]
Trabalhador da Fase em Porto Alegre morre vítima de coronavírus; sindicato cobra testagem
Trabalhador da Fase em Porto Alegre morre vítima de coronavírus; sindicato cobra testagem
Semapi cobra da direção da Fase ampliação da testagem dos trabalhadores | Foto: Marcelo Vaz/Divulgação

Luís Eduardo Gomes 

O Semapi-RS, sindicato que representa os trabalhadores de fundações ligadas ao governo estadual, informa nesta segunda-feira (18) que o agente socioeducativo João Batista Ramos de Freitas, que trabalhava na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) do Rio Grande do Sul, morreu durante a madrugada por complicações geradas pela covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

João Batista era um dos dez trabalhadores do Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), de Porto Alegre, que testou positivo para o covid-19 nos últimos 40 dias.

Após o falecimento, o sindicato divulgou um posicionamento cobrando do governo medidas para evitar a propagação do coronavírus pelas unidades da Fase no Estado, especialmente a ampliação da testagem de trabalhadores e internos. De acordo com o Semapi, apenas as pessoas que apresentam sintomas estão sendo testadas.

“Cada vez tem surgido mais casos e o importante seria testar aqueles que tiveram contato. A gente teve em uma só unidade da Fase, que é o CIPCS, dez casos confirmados de covid-19 em funcionários. Entre eles, o colega que faleceu. Uma outra colega esteve na UTI e os outros oito deram positivo, mas foram assintomáticos. Dois adolescentes testaram positivo também”, diz Edgar Costa Sperrhake, diretor do Semapi.

Edgar diz que o Semapi, há cerca de 15 dias, encaminhou um ofício para a direção da Fase, para a Secretaria da Justiça,  Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), para a Vigilância Sanitária estadual e do município de Porto Alegre e para o Ministério Público do Trabalho cobrando providências contra propagação do vírus, mas ainda aguarda resposta.

“O principal pedido é que sejam testados aqueles que tiveram contato com quem deu positivo, para que se possa retirar do convívio e tomar todas as medidas necessárias. Esse é o grande problema que nós temos. O governo diz que não tem como fazer essa testagem, só que, para um lugar tão insalubre e de tanto contato como é a Fase, seria fundamental. Como foram dez trabalhadores que atuavam no mesmo local de trabalho, nós acreditamos que um passou para o outro”, afirma Edgar.

Para o Semapi, sem que sejam adotadas medidas de prevenção, é grande a possibilidade de novos óbitos ocorrerem entre trabalhadores e internos.

Em resposta a um pedido de posicionamento feito pela reportagem do Sul21, a presidência da Fase confirmou que já teve 11 registros positivos de covid-19 entre trabalhadores, dos quais nove estão recuperados, e dois entre adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A Fase confirmou também o falecimento de João Batista em decorrência da infecção, após mais de um mês internado no Hospital da PUCRS, acrescentando que ele era hipertenso e tinha diabetes.

A Fase confirma também que está testando apenas os funcionários que apresentam sintomas porque essa é a orientação da Vigilância em Saúde de Porto Alegre. A instituição diz ainda que vem adotando todas as medidas preventivas e de monitoramento de novos sintomáticos orientadas pelas autoridades em saúde em relação aos novos ingressos no sistema, aos que já estão cumprindo medidas socioeducativas e aos trabalhadores.

“A Fase vem adotando uma série de medidas preventivas à propagação do contágio no ambiente socioeducativo para assegurar a saúde integral de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e trabalhadores do sistema. Instituiu Comitê de Monitoramento em Saúde e Grupos de Monitoramento em todos os Centros de Atendimento/CASEs do Estado do Rio Grande do Sul; suspendeu com autorização judicial a visitação por parte de familiares, garantindo o contato por meio de ligações telefônicas e chamadas de vídeo; padronizou rotinas de higienização pessoal, de espaços físicos e objetos, nos moldes das determinações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e cooperação técnica com a vigilância de saúde municipal das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde; forneceu e está adquirindo equipamentos de proteção individual e proteção respiratória em número suficiente para o atendimento seguro, realizando trabalho de conscientização para uso adequado; adquiriu termômetros para medição de temperatura; vem realizando audiências por videoconferência; dentre outras medidas”, diz nota assinada pela presidência da Fase.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora