Coronavírus
|
22 de maio de 2020
|
13:28

Prefeitura multa dois restaurantes por descumprirem regras de distanciamento em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitura multa dois restaurantes por descumprirem regras de distanciamento em Porto Alegre
Prefeitura multa dois restaurantes por descumprirem regras de distanciamento em Porto Alegre
Ação do Escritório de Fiscalização, para verificação do cumprimento das determinações de contenção do Coronavírus. Foto: Andressa Machado/PMPA

Da Redação (*)

O Escritório de Fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre multou, na noite desta quinta-feira (21), dois restaurantes localizados no bairro Petrópolis, por descumprirem o distanciamento mínimo exigido entre as mesas, previsto na norma que estabeleceu regras para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e restaurantes na capital gaúcha. A ação nos estabelecimentos Churrascaria Barranco e Boteco Pedrini foi executada após denúncias pelo Escritório de Fiscalização e prevê multa de R$ 4,29 a R$ 8.584,00. O valor será definido pela Comissão Judicante.

Conforme o decreto publicado pela Prefeitura de Porto Alegre na terça-feira, 19, o funcionamento dos estabelecimentos do ramo da alimentação deve ser realizado com uma série de condições, entre elas o intervalo de pelo menos dois metros entre as mesas. Também devem restringir o número de clientes atendidos simultaneamente, sem exceder 50% da capacidade de ocupação prevista no alvará de funcionamento ou de proteção e prevenção contra  incêndio.

Segundo a Prefeitura, a Operação Esforço Concentrado é liderada pelo Escritório de Fiscalização e, desde o dia 31 de março, já vistoriou mais de oito mil comércios, serviços e indústrias, além de outros segmentos, como transporte, obras, parques e praças. Participam fiscais da Diretoria de Fiscalização – SMDE, Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).

Na quinta-feira, a Churrascaria Barranco divulgou uma nota oficial em função da repercussão causada por uma foto que circulou nas redes sociais mostrando uma parte do ambiente do estabelecimento na noite de quarta-feira. A direção do restaurante garantiu que estava tomando todas as medidas previstas pela legislação. Leia nota abaixo:

(*) Com informações da Prefeitura de Porto Alegre.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora