Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
7 de maio de 2020
|
18:31

Porto Alegre passa a testar todas pessoas com sintomas de coronavírus

Por
Luís Gomes
[email protected]
Porto Alegre passa a testar todas pessoas com sintomas de coronavírus
Porto Alegre passa a testar todas pessoas com sintomas de coronavírus
Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

Em razão da falta de testes disponíveis para toda a população, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou em março que só seriam testados para o novo coronavírus pacientes hospitalizados com sintomas de covid-19 — a doença provocada pelo vírus — e profissionais de saúde. Desde o dia 29 de abril, Porto Alegre passou a contar com uma carga adicional de 580 testes diários, o que permitiu a ampliação de testes para idosos e profissionais das forças de segurança. Agora a Prefeitura anunciou que, a partir desta quinta-feira (7), ampliou a testagem para toda a população que apresentar sintomas, independente da necessidade de hospitalização ou não.

Os testes estarão disponíveis em postos de saúde e em seis tendas de atendimento a pessoas com suspeitas de covid-19. Pacientes com sete dias ou menos desde o início dos sintomas serão encaminhados para pesquisa da presença do vírus pelo teste PCR. Já pacientes com oito dias ou mais dias do aparecimento dos sintomas farão o teste rápido, que verifica a presença de anticorpos contra o vírus no organismo.

De acordo com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, esta nova fase da testagem tornará possível ter informações mais precisas sobre a realidade da epidemia em Porto Alegre, já que o cenário anterior levava há uma grande subnotificação. Ele argumenta ainda que, com isso, Porto Alegre conseguirá se aproximar de um padrão de testagem como o da Coreia do Sul, país tido como referência no combate ao coronavírus a partir do alto número de testes realizados. “Passaremos a ser uma referência na testagem da população. Teremos uma base mais sólida para ampliar a segurança e assertividade das decisões”, disse.

Porto Alegre tinha, até a noite de quarta, 519 casos de coronavírus confirmados e 281 em análise. Os óbitos confirmados somavam 17. Na manhã de ontem, 38 leitos de UTI da cidade eram ocupados por pacientes testados positivos para coronavírus – cerca de 5% do total de leitos de terapia intensiva disponíveis na Capital. O pico registrado de ocupação foi de 43, em meados de abril.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora