Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
16 de maio de 2020
|
21:29

Coronavírus: RS atualiza ‘bandeiras’ do distanciamento controlado e reduz alerta na região de Lajeado

Por
Luís Gomes
[email protected]
Coronavírus: RS atualiza ‘bandeiras’ do distanciamento controlado e reduz alerta na região de Lajeado
Coronavírus: RS atualiza ‘bandeiras’ do distanciamento controlado e reduz alerta na região de Lajeado
Novas cores foram anunciadas neste sábado | Foto: Reprodução

Da Redação

O governo do Estado divulgou na tarde deste sábado (16) a primeira atualização das bandeiras que determinam os protocolos de enfrentamento ao novo coronavírus no sistema de Distanciamento Controlado. A principal mudança foi a alteração da região de Lajeado, que antes era bandeira vermelha (o segundo grau mais alto de risco) para a cor laranja. A outra mudança ocorreu na região de Uruguaiana, que passou da cor amarela para a laranja, portando elevando o nível de alerta.

Entenda como funciona o sistema de distanciamento controlado

O governo diz que a mudança na região de Lajeado ocorre pela melhora em dois indicadores: número de casos semanais e variação no número de internados por alguma Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG). Segundo o governo, o crescimento de número de casos semanais caiu de 20% para 17% e a variação no número de internados por SRAG em UTI também reduziu em 7%.

Já a elevação das restrições para a região de Uruguaiana ocorre, segundo o governo, principalmente pelo acréscimo de quatro casos confirmados pelo teste RT-PCR nos últimos 14 dias. Na semana passada, a soma das últimas duas semanas era de 3 casos confirmados por RT-PCR, número que aumentou para sete nos últimos 14 dias. O governo afirma que essa velocidade de crescimento justifica a alteração de bandeira na região.

A cor das bandeiras — que vai da amarela (menor risco) à preta (maior risco e ainda não utilizada) — serve para definir quais setores econômicos podem atuar em casa região e sob qual nível de protocolo. Elas serão atualizadas semanalmente. A atualização resultará em mudanças de protocolos a partir da próxima segunda (18) e valerá até o dia 24.

O governo informa ainda que, em geral, a velocidade de crescimento do vírus teve queda nesta semana, destacando que o número de casos confirmados por RT-PCR reduziu 6,08% (de 444 para 417), o número de internados em UTI por SRAGs reduziu em 1,75% (de 229 para 225), o número de internados em leitos clínicos por covid-19 aumentou 22,70% (de 141 para 173), o número de internados em leitos UTI por covid-19 aumentou 2,38% (de 126 para 129), o número de leitos de UTI adulto disponíveis para atender covid-19 diminuiu 5,48% e o número de óbitos por covid-19 diminuiu 6,25% (de 32 para 30).

Boletim epidemiológico

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também divulgou no início da noite de sábado a atualização dos números da pandemia de coronavírus no RS. Foram registrados seis novos óbitos — nas cidades de Encantando, Santo Ângelo, Espumoso, Venâncio Aires, Saldanha Marinho e Lajeado –, o que eleva o total de vítimas fatais no RS para 138. Já o número de casos subiu para 3.734, com 43 confirmados nas últimas 24 horas. Vale ressaltar, porém, que os finais de semana costumam trazer números inferiores do que os dias úteis pela maior demora na atualização de resultados.

A SES também anunciou que excluiu de seus painel neste sábado 12 casos que tinham sido atribuídos ao município de Entre Rios do Sul, três de Bagé e um de Harmonia por estarem duplicados.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora