Coronavírus
|
25 de abril de 2020
|
15:39

Marchezan decreta reabertura das atividades industriais em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeito Nelson Marchezan Jr. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação*

Em decreto publicado nesta sexta-feira (24), o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) autorizou a reabertura controlada das atividades da indústria na Capital. O documento, publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, permite o retorno do setor industrial em geral e veda o início da jornada de trabalho no intervalo compreendido entre 6h e 9h e encerramento entre 16h30 e 18h30, a fim de evitar os horários de pico do transporte coletivo e de diminuir as chances de contaminação pelo novo coronavírus. O decreto também limita a circulação de trabalhadores na entrada e saída da jornada de trabalho, bem como de outros públicos das empresas, permitindo a liberação, de forma controlada, somente de fornecedores essenciais.

O documento ainda estabelece protocolos de higiene, proteção à saúde e minimização do risco de contágio da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para os mais de 39 mil trabalhadores da cadeia produtiva do setor industrial. Também estão estabelecidos no decreto protocolos como a obrigatoriedade do monitoramento da temperatura corporal e de sintomas gripais dos trabalhadores e o fornecimento de máscaras de proteção facial para quem utilizar transporte coletivo no deslocamento de ida e de volta do trabalho

Segundo a Prefeitura, as medidas buscam “manter o controle dos impactos da disseminação do vírus, monitorar a pressão no sistema de saúde e iniciar a reativação da economia”. O Executivo também afirma que a liberação da indústria está embasada “na confirmação do achatamento da curva de internações em UTIs pela covid-19 em Porto Alegre” e amparada “no indicativo de que foram corretas as medidas estabelecidas por mais de 30 decretos para isolar e proteger a população desde 16 de março”.

De acordo com o prefeito Marchezan, é possível que, dependo do avanço do coronavírus na Capital, essas flexibilizações do isolamento social sejam revertidas: “É importante que a população entenda que a flexibilização das restrições está condicionada à evolução da pandemia e pode, a qualquer momento, voltar aos patamares anteriores de isolamento social, caso haja indicativos de aumento da saturação das estruturas hospitalares”, disse.

Na última quarta-feira (22), o governo Marchezan liberou as atividades da construção civil na Capital, estabelecendo que, assim como a indústria, o setor deverá funcionar com jornada de trabalho em horários delimitados, começando mais tarde e terminando mais cedo, de modo a evitar aglomerações no transporte público, e adotar protocolos de prevenção.

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora