Coronavírus
|
9 de abril de 2020
|
19:29

Justiça mantém proibição de abertura irrestrita de igrejas em Porto Alegre

Por
Luís Gomes
[email protected]
Justiça mantém proibição de abertura irrestrita de igrejas em Porto Alegre
Justiça mantém proibição de abertura irrestrita de igrejas em Porto Alegre
Fluxo de pedestres no Centro de Porto Alegre em tempos de coronavírus. Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

Em resposta a um pedido de uma igreja de Porto Alegre, o juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública decidiu na terça-feira (7) manter as restrições a atividades religiosas na Capital.

A ação argumentava que o Decreto nº 20.534/2020, que estabeleceu medidas de proteção e mitigação de riscos de contágio oriundo de aglomerações de pessoas para o enfrentamento do novo coronavírus na Capital, estaria impedindo o funcionamento desta igreja e, com isso, desrespeitando a Constituição Federal.

Por sua vez, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) argumentou que o decreto não interferia na liberdade de crença e que permite a realização de missas, cultos ou similares, desde que realizados exclusivamente para a captação de audiovisual, com ingresso no estabelecimento apenas de equipe técnica respectiva.

O juízo considerou que o poder público municipal possui competência legal para adotar medidas restritivas deste porte. “A pandemia que assola a humanidade é objeto de atenção tanto da União, dos Estados e dos Municípios, em razão disso que todos eles lançaram decretos regulamentando tais medidas para o combate da propagação do vírus. Nesse sentido, o ato do Poder Executivo Municipal é legítimo”, diz a decisão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora