Coronavírus
|
17 de abril de 2020
|
21:51

Governo do Estado suspende contrato polêmico com agropecuária para testes de covid-19

Por
Sul 21
[email protected]
Governo do Estado suspende contrato polêmico com agropecuária para testes de covid-19
Governo do Estado suspende contrato polêmico com agropecuária para testes de covid-19
Eduardo Leite disse que a suspensão do contrato com a agropecuária de Pelotas, visa não deixar nada “sob suspeita”. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Da Redação

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (17), a suspensão do contrato com a Agropecuária Machado para a realização de testes de covid-19. A medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite “até que tudo esteja esclarecido, bem claro para o Ministério Público e o Judiciário”. A decisão ocorre após o Ministério Público Estadual (MPE-RS) entrar com uma ação cautelar, na qual questiona a capacidade técnica e o processo de escolha da agropecuária, em detrimento de outros renomados laboratórios existentes no Estado.

“A nossa intenção é agilizar exames e diagnósticos. Se este contrato gera algum tipo de dúvida ou receio, estamos suspendendo esse contrato, e vamos trabalhar com os exames feitos dentro da capacidade do Laboratório Central do Estado (Lacen), que consegue fazer em torno de 300 exames diários, e destes convênios que estamos firmando com as universidades”, explicou o governador.

Desde que foi oficializada, no último dia 7 de abril, a contratação da agropecuária de Pelotas para realizar exames de RT-PCR esteve envolta em dúvidas, tendo sido criticada por especialistas e entidades da área da saúde. Ao todo, o Rio Grande do Sul tem cerca de mil laboratórios registrados nos conselhos de biomedicina, medicina e farmácia.   

“Estamos suspendendo a execução dos exames por esse laboratório, mesmo que haja a compreensão, por parte da Secretaria de Saúde, de que tudo estava regularmente estabelecido”, disse Eduardo Leite, enfatizando a intenção em não deixar nada “sob suspeita”.

Novos laboratórios

Na transmissão ao vivo pela internet, o governador ainda anunciou o acordo com universidades do Estado que começarão a fazer os testes de covid-19. O laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já iniciou os teste de RT-PCR. Foram feitos os primeiros 24, com 23 negativos e 1 positivo. O convênio entre o Governo do Estado e a UFRGS prevê a realização de 500 testes.

“A UFRGS aguardava a chegada de alguns insumos, ainda está aguardando, mas já ajustamos, através do nosso Laboratório Central, a disponibilidade de alguns insumos para iniciar o trabalho”, explicou Leite. A partir de segunda-feira (20), o laboratório da UFRGS receberá os exames de toda a 2º Coordenadoria Regional de Saúde, que engloba 25 municípios.

Além da UFRGS, o governo firmou convênio com o laboratório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) para atender municípios e hospitais da 2 Coordenadoria Regional de Saúde. Os exames devem começar na próxima semana.

“A realização de exames é indispensável, especialmente em todos os pacientes que estão internados, como também é de fundamental importância que possamos oferecer exames para os profissionais de saúde, especialmente os de hospitais, bem como os da segurança”, ponderou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A secretária ainda falou sobre a negociação em curso com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A proposta é que o laboratório da UFSM atenda a demanda da própria cidade e da região, e a Unisc sirva para os testes da 13º Coordenadoria Regional de Saúde.

“Essa parceria com as universidades é importante para agilizarmos os exames no estado. No caso dos exames de RT-PCR, temos uma dificuldade de viabilizar os insumos. O Estado comprou os insumos, que vão chegar e nos permitir aumentar o número de exames em parceria com universidades, e buscando também laboratórios privados pra agilizar a realização desses exames”, afirmou o governador.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora