Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
30 de abril de 2020
|
19:10

Governador do RS anuncia para junho retorno das aulas na rede pública

Por
Sul 21
[email protected]
Governador do RS anuncia para junho retorno das aulas na rede pública
Governador do RS anuncia para junho retorno das aulas na rede pública
Eduardo Leite em transmissão ao vivo na tarde desta quinta-feira (30/4). Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Da Redação

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (30), que as aulas da rede pública estadual voltarão em junho. O anúncio foi feito durante a apresentação do novo modelo de distanciamento social, chamado de distanciamento controlado, transmitida por rede social. Com relação às aulas da rede particular de ensino, Leite disse que o retorno dependerá justamente da situação de cada região, podendo recomeçar as aulas, inclusive, ainda em maio. 

No caso da escolas da rede pública estadual, o governador explicou que o recesso de 15 dias de julho será antecipado para maio. Nesse período, as escolas terão reforço de equipes para o trabalho de higienização dos espaços. A partir do retorno em junho, o calendário escolar seguirá, provavelmente, até janeiro.

Eduardo Leite explicou que o status das bandeiras será sempre alterado no sábado, utilizando os dados da semana que passou e, assim, projetando a semana seguinte. O governador destacou que o novo modelo é baseado em dados científicos para estabelecer a situação das 20 regiões em que o estado foi dividido. “Não acreditamos em soluções milagrosas.”

Com relação às escolas particulares, o governador explicou que os protocolos para a rede privada serão publicados na próxima semana e que aquelas que puderem atender todos os requisitos, que incluirão higienização e equipamentos de proteção,  poderão retomar as aulas em maio.

“Tudo vai ficar condicionado às regras do novo decreto sobre o distanciamento controlado”, afirmou. As bandeiras do modelo de distanciamento terão as cores amarela, laranja, vermelha e preta. O novo decreto que cria o modelo e estabelece os protocolos para cada bandeira, deverá ser publicado no final da próxima semana.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora