Coronavírus
|
24 de abril de 2020
|
20:51

Foco de contágio de covid-19, frigorífico da JBS em Passo Fundo é interditado

Por
Sul 21
[email protected]
Foco de contágio de covid-19, frigorífico da JBS em Passo Fundo é interditado
Foco de contágio de covid-19, frigorífico da JBS em Passo Fundo é interditado
Foto: Ministério Público do Trabalho/RS

Da Redação

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, anunciou nesta sexta-feira (24) a interdição da unidade do frigorífico da JBS em Passo Fundo. O anúncio foi feito após a fiscalização do órgão no frigorífico.

A auditoria apontou, entre outros problemas no frigorífico, o não cumprimento de regras de distanciamento seguro entre os funcionários, aglomerações durante a troca de turnos e não comunicação de casos suspeitos às autoridades sanitárias.

O termo de interdição foi entregue à empresa pelos auditores-fiscais do trabalho Edson Souza e Louise Tezza. Durante a fiscalização, iniciada na quarta-feira, foram constatados, até a noite do dia 23/4, 19 casos de trabalhadores confirmados com contaminação por covid-19 e duas mortes de parentes dos empregados. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, atualizados em 24/4, a empresa possui 20 empregados confirmados, 3 contatos próximos confirmados, 15 empregados suspeitos e 4 contatos próximos suspeitos. Além disso, apenas entre os dias 11 e 22/4, segundo informações da empresa, houve afastamento de 117 trabalhadores com suspeita de coronavírus.

Conforme os prontuários analisados pela fiscalização, foi constatado, por exemplo, caso de trabalhador com diversos sintomas característicos de covid-19 sendo diagnosticado apenas por exame clínico como caso de quadro de resfriado comum, sendo enviado imediatamente de volta ao trabalho com medicamentos apenas para atenuar os sintomas. Em outro exemplo, uma trabalhadora afastada por 14 dias por suspeita de covid-19 e seu cônjuge, que inclusive apresentava sintoma compatível com covid-19 (dor de garganta), não foi afastado e seguiu trabalhando normalmente, inclusive se utilizando do ônibus da empresa para deslocamento.

Passo Fundo está em segundo lugar no ranking estadual da propagação da pandemia, tanto em casos confirmados (73), quanto em número de mortes (6). Só fica atrás de Porto Alegre, que tinha, até a manhã desta sexta-feira, 420 casos confirmados, com 11 mortes.

Após o anúncio da interdição, a empresa divulgou nota oficial dizendo que “tem adotado todas as medidas para garantir a máxima segurança e prevenção de cada um dos seus colabores” e que acredita que as atividades na unidade de Passo Fundo serão retomadas brevemente. A empresa também contestou as irregularidades apontadas pela fiscalização. Segue a manifestação da empresa em relação às irregularidades assinaladas pelos fiscais:

A posição da JBS

A JBS refuta as informações do auto de infração e está confiante na segurança das medidas adotadas com o objetivo de prevenir o contágio da Covid-19 e proteger cada um dos seus colaboradores.

A empresa esclarece que os seus protocolos atendem em 100% as orientações da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia) para o setor frigorífico. Ao contrário do auto de interdição que extrapola o protocolo da Secretaria do Trabalho, as ações implementadas pela JBS estão totalmente amparadas em laudos e recomendações técnicas dos órgãos de saúde e de especialistas da área médica, incluindo a Consultoria do Hospital Alberto Einstein, contratado pela JBS para apoiar em todas as ações voltadas aos seus colaboradores na área de prevenção e segurança contra a Covid-19, conferindo ainda mais qualidade técnica e segurança aos protocolos implementados pela empresa e que incluem, entre outras ações:  

· Desinfecção diária e periódica de todas as instalações da empresa; 

· Medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade;

· Afastamento das pessoas do grupo de risco;

· Inclusão de novos EPIs para uso permanente, como introdução de máscaras acrílicas;

· Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para 100% dos colaboradores, incluindo a área administrativa;

· Adoção de medidas de distanciamento social;

· Vacinação contra gripe H1N1 para todos os colaboradores, entre outras ações.

A proteção dos colaboradores sempre foi o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. A empresa segue pautada por esse princípio e confia em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente.

(*) Matéria atualizada em 25/04/2020, com posicionamento atualizado da empresa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora