Coronavírus
|
2 de abril de 2020
|
18:07

Defensor Público vai processar deputado e internautas por ‘fake news’ sobre soltura de presos

Por
Luís Gomes
[email protected]
Defensor Público vai processar deputado e internautas por ‘fake news’ sobre soltura de presos
Defensor Público vai processar deputado e internautas por ‘fake news’ sobre soltura de presos
Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

O defensor público Mário Rheingantz anunciou nesta quinta-feira (2) que irá processar figuras públicas e internautas que estão ajudando a compartilhar a notícia falsa (ou fake news) de que ele teria pedido a libertação de 3,6 mil presos no Rio Grande do Sul no momento em que o Brasil enfrenta a pandemia de coronavírus. A falsa informação circula nas redes sociais há alguns dias e tem sido compartilhada inclusive por figuras públicas, como o deputado estadual Ruy Irigaray (PSL). Rheingantz afirma que tem sido vítimas de ataques desde que a fake news começou a circular.

“Foi feita uma postagem inverídica e criminosa sobre minha atuação como defensor, com ataques e ameaças. Não podemos calar diante de crimes sejam eles contra mim ou contra uma instituição é parte fundamental da democracia, como a Defensoria Pública”, diz Mário Rheingantz.

O defensor explica que, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus, fez um pedido de reanálise quanto aos presos preventivos de uma única vara criminal. Rheingantz diz que seguiu os termos recomendados pelo Conselho Nacional de Justiça e em consonância com a ação de todas as Defensorias que atuam na Defesa Criminal. Além disso, afirma que o pedido não resultou em nenhuma soltura.

Ele informou que acionou seu advogado na noite de quarta-feira (1º) e que irá acionar judicialmente quem compartilhar a notícia falsa.

A Associação dos Defensores Públicos do RS manifestou repúdio contra a disseminação da falsa notícia e defensores de todo o estado estão subscrevendo uma nota de repúdio aos ataques.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora