Coronavírus
|
25 de abril de 2020
|
22:48

Casa de repouso em Passo Fundo registra surto de coronavírus entre idosos

Por
Sul 21
[email protected]
Passo Fundo é uma das maiores cidade do norte do Rio Grande do Sul. (Foto: Alex Borgmann/Prefeitura de Passo Fundo)

Da Redação* 

A casa de longa permanência de idosos Nossa Senhora da Luz, em Passo Fundo, no noroeste do Rio Grande do Sul, registrou um surto do novo coronavírus entre os idosos assistidos pelo centro de acolhimento. De acordo com informações do jornal local O Nacional, o primeiro caso positivo de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi confirmado na manhã deste sábado (25) por meio de um teste rápido.

Leia mais:
‘Não tem água pra higiene, nem pra tomar’: moradores de ocupações pedem socorro em Passo Fundo

Conforme o jornal, os resultados da sorologia encaminhada pelo Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC) atestou 18 contaminações na unidade residencial. Em nota ao O Nacional, a casa Nossa Senhora da Luz afirmou ainda que sete idosos apresentaram síndromes respiratórias, mas com teste negativo para coronavírus. A Vigilância Epidemiológica esteve neste sábado no lar para avaliar o estado clínico dos idosos que vivem na casa e que foram confirmados com a doença.

Na última quinta-feira (23), dois idosos da casa de acolhimento já haviam apresentado quadro febril e sido levados ao Pronto-Atendimento do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), localizado no município. Conforme o diretor do lar de idosos, Jonathan dos Santos de Souza, “nenhum deles, até então, tinha algum sinal de intercorrência”

Foto: Divulgação

A casa de acolhimento é responsável por atender atualmente 48 idosos, que, segundo Souza, estão em isolamento social obrigatório decretado por uma medida provisória específica para os centros de acolhimento de pessoas da terceira idade, uma vez que essas pessoas integram o grupo de risco para a covid-19. Desde então, os idosos estão, portanto, sem nenhum contato com familiares e as doações externas foram interrompidas. Segundo o diretor, o lar recebe, apenas, materiais de alimentação e higiene de fornecedores.

Segundo informa O Nacional, a suspeita é de contágio transmitido por um dos 40 profissionais, entre cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros, que atendem os idosos no local. Entretanto, o diretor Souza afirma que nenhum funcionário testou positivo para doença. Os profissionais da saúde buscam agora descobrir como se deu o contágio entre os idosos.

Com 73 casos confirmados de covid-19 e 6 mortes pela doença até a última sexta-feira (24), Passo Fundo está em segundo lugar no ranking estadual da propagação da pandemia de coronavírus, ficando atrás somente de Porto Alegre. Um frigorífico da JBS está sendo apontado como um dos principais focos de contágio no município e foi interditado pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, ligada ao Ministério da Economia na sexta (24).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora