Coronavírus
|
7 de abril de 2020
|
14:04

AMA lança campanha de solidariedade a aldeias Guarani em situação de isolamento

Por
Sul 21
[email protected]
AMA lança campanha de solidariedade a aldeias Guarani em situação de isolamento
AMA lança campanha de solidariedade a aldeias Guarani em situação de isolamento
Divulgação

Da Redação

A Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA),  em parceria com 34º Núcleo do CPERS (Guaíba), lançou uma campanha de solidariedade às aldeias Mbya-Guarani Tekoa Guajayvi, localizada em Charqueadas, onde vivem 17 famílias, com cerca de 65 pessoas e Tekoa Pekuruty, localizada em Eldorado do Sul, onde vivem 5 famílias, cerca de 20 pessoas. As famílias guaranis estão seguindo as orientações de isolamento para protegerem-se e colaborar com o combate ao contágio do Covid-19, mas, com isso, sua principal renda, obtida pela venda do artesanato, está severamente comprometida, trazendo a ameaça da fome.

Além das dificuldades históricas pelas quais os povos originários passam para manter sua cultura viva, e da pandemia em curso, estas aldeias estão sendo impactadas pelo projeto Mina Guaíba, assinala a AMA. A aldeia Pekuruty localiza-se à cerca de 7 km da cava da mina projetada para ser a maior mina de carvão a céu aberto da América Latina, e a aldeia Guajayvi fica a apenas 1 km.

“Conforme os próprios estudos da empresa Copelmi a poluição atmosférica da mina iria piorar a qualidade do ar nas aldeias, além dos potenciais impactos de poluição sonora, à água, solo, flora e fauna. No último ano, a aldeia Guajayvi sofreu ameaças, inclusive à mão armada, ainda sem qualquer explicação”, diz a entidade ambientalista de Guaíba (RS).

Essas aldeias, acrescenta, foram ignoradas nos estudos de impacto ambiental, e a empresa tem violado o direito destas comunidades a uma consulta prévia livre e informada a cerca do projeto, garantido pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre os Povos Indígenas e Tribais, do qual o Brasil é signatário. “A luta é para que suas vozes sejam de fato ouvidas e levadas em consideração, e para que as comunidades possam seguir prosperando na construção de seus modos de vida”.

Quem quiser participar da campanha de apoio às aldeias Guajayvi e Pekuruty pode colaborar com qualquer quantia em dinheiro através da conta da AMA Guaíba:

Banco Banrisul (041)
Ag.: 0219
CC.: 06.041073.0-5
CNPJ: 94067824/0001-22

Os valores recolhidos serão revertidos em alimentos e outros itens conforme as demandas das comunidades, e entregues pelos professores das escolas indígenas. A cada leva de entregas, será feita uma prestação de contas, afirmam os organizadores da campanha.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora