Coronavírus
|
26 de março de 2020
|
18:44

UFRGS vai realizar até 500 testes de Covid-19 por dia

Por
Sul 21
[email protected]
UFRGS vai realizar até 500 testes de Covid-19 por dia
UFRGS vai realizar até 500 testes de Covid-19 por dia
Foto: Josué Damacena/ Agência Brasil

Da Redação (*)

O Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ICBS/UFRGS), está se preparando para realizar entre 400 e 500 testes de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) por dia a partir das próximas semanas. A demanda partiu do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) diante da crescente procura por testes no Estado e do reconhecimento, pelo órgão estatal, da capacidade científica que a Universidade tem nos seus quadros e nos equipamentos de pesquisa.

Segundo a diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva, já foi realizada a convocação de voluntários, entre docentes, técnicos e estudantes de pós-graduação, e o pedido foi aceito por dezenas de pessoas. O ICBS está sendo preparado para iniciar os trabalhos, com a alocação de equipamentos e organização de salas para o serviço. Na semana que vem, os voluntários, já definidos, começam a capacitação em vista da atuação assim que os kits de testes chegarem à UFRGS.

O trabalho será todo realizado nas dependências do ICBS, desde o recebimento de amostras até o resultado final, usando os kits fornecidos pelo LACEN. O principal foco, segundo Ilma Brum, serão testes de covid-19 dos profissionais de saúde envolvidos na linha de frente, já que a detecção desses casos é de suma importância para conter uma disseminação dos vírus entre as equipes médicas. “Estamos disponibilizando nossos serviços e a expertise em pesquisa científica que a UFRGS tem. É nosso compromisso devolver à sociedade todo investimento feito”, diz Ilma Brum. A diretora ainda afirma que, posteriormente, com aquisição de um novo equipamento, o Instituto poderá realizar até 1,8 mil testes por dia.

(*) As informações são da assessoria de Comunicação da UFRGS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora