Cidades|Últimas Notícias>Coronavírus
|
25 de março de 2020
|
16:08

UFRGS cria projeto para ajudar comunidades de Porto Alegre a enfrentar a crise do coronavírus

Por
Sul 21
[email protected]
UFRGS cria projeto para ajudar comunidades de Porto Alegre a enfrentar a crise do coronavírus
UFRGS cria projeto para ajudar comunidades de Porto Alegre a enfrentar a crise do coronavírus
Projeto da UFRGS tem auxiliado comunidades vulneráveis de Porto Alegre a enfrentar melhor a pandemia do coronavírus. Foto: Arquivo do Projeto/Divulgação

Da Redação

Com o objetivo de auxiliar as comunidades carentes do Morro Santana, Glória e da Vila Cruzeiro no enfrentamento do coronavírus, estudantes, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) criaram o projeto “Rede de Solidariedade com e pela comunidade contra o coronavírus”. A iniciativa propõe ações para que as comunidades consigam melhorar as condições de prevenção da pandemia, como a distribuição de álcool gel e de alimentos.

“Cada docente da universidade aplica a sua área de conhecimento de acordo com a necessidade do local. Por exemplo, a Faculdade de Farmácia produziu e distribuiu álcool gel com orientações, seguindo o padrão farmacêutico de como utilizar o material de maneira eficiente na comunidade. O Serviço Social organizou um posto de coleta de alimentos e produtos de higiene para atender a alta demanda diante do isolamento social”, explica Denise Bueno, uma das coordenadoras do projeto, que ao todo envolve cerca de 90 pessoas.

A iniciativa inclui ainda parcerias com setores da indústria para a doação de embalagens, ao mesmo tempo em que professores gravam vídeos que explicam a maneira correta de se prevenir da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, numa linguagem adaptada às comunidades. “A comunidade valida o material e solicita outros, tudo realizado com o apoio dos alunos”, destaca Denise.

Segundo a coordenadora do projeto, a comunicação e a logística da iniciativa é feita de modo on-line, preservando a segurança de servidores, estudantes e a população das comunidades. As parcerias também são formuladas por meio de trabalho remoto. “Nós estamos aprendendo muito com eles, e vice-versa. É fundamental atuarmos com as comunidades porque se trata de uma população vulnerável, que está no topo da lista de risco por conta dos determinantes sociais.”

A UFRGS enfatiza que desenvolve atividades nessas comunidades de Porto Alegre há alguns anos, como estágios, aulas e projetos de pesquisa e extensão voltados ao combate à desigualdade social. “O momento, agora, é de fazer a diferença. São 13 cursos da área da saúde envolvidos no cotidiano destas comunidades, dedicados a entender as fragilidades e acolher as necessidades”, explica Denise Bueno. “Não podemos abandonar as comunidades a sua própria sorte. Enquanto universidade, nos cabe fazer a diferença na qualidade de vida dessas pessoas e diminuir drasticamente o número de casos de Covid-19 nesses locais.”

Participam das ações os cursos de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora