Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
26 de março de 2020
|
23:02

SES confirma 190 casos de coronavírus no Rio Grande do Sul

Por
Luís Gomes
[email protected]
Fluxo de pedestres no Centro de Porto Alegre nesta quinta-feira (26) | Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

Em novo boletim epidemiológico divulgado no início da noite desta quinta-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que 190 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Até o momento, há uma morte confirmada.

Todos os casos confirmados foram testados até o dia 24 de março, com a maioria dos resultados ainda referente ao dia 20 de março (28). Até o momento, o dia que mais teve coleta de exames que seriam posteriormente confirmados foi o dia 16, segunda-feira da semana passada. Desde então, período que foram implementadas medidas de distanciamento social restritas no Estado, não houve nenhum dia com tantos casos coletados.

Gráfico elaborado pelo Sul21 leva em conta os números dos boletins epidemiológicos pela data de divulgação | Fonte: Sul21, com informações da SES

Entre os dias 21 e 24, foram coletados 30 exames ao total que dariam resultados positivos. No entanto, nem todos os testes feitos no período já deram resultado.

Pelas contas da SES, Porto Alegre é a cidade do RS com o maior número de casos confirmados, 103, seguida por Bagé (9), Canoas (7), Caxias do Sul (6), Torres (6), Lajeado (5) e Santana do Livramento (4). Nenhuma outra cidade registrou mais do que 3 casos.

Já pelas contas da Secretaria Municipal de Porto Alegre (SMS), eram 100 casos confirmados até a noite de quarta-feira (25). Há uma diferença na contabilidade entre as duas secretarias. Isso ocorria, até recentemente, porque a SES considerava apenas os casos confirmados no Laboratório Central do Estado (LACEN), enquanto a SMS levava em conta exames feitos nas redes privada e federal credenciadas pela Ministério da Saúde.

No boletim de ontem, a SES informou que contabilizou um grande volume de casos confirmados em dias anteriores na Capital, diminuindo assim a discrepância entre as duas contabilidades.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora