Coronavírus
|
26 de março de 2020
|
20:39

Saúde confirma mais 20 mortes e quase 500 novos casos de coronavírus em um dia

Por
Luís Gomes
[email protected]
Saúde confirma mais 20 mortes e quase 500 novos casos de coronavírus em um dia
Saúde confirma mais 20 mortes e quase 500 novos casos de coronavírus em um dia
Ruas de Porto Alegre esvaziadas devido ao coronavírus | Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

Na data que marca o primeiro mês da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, o número de mortes causadas pela epidemia chegou a 77 no País, um aumento de 20 em relação a ontem, o que representa alta de 36%. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde — inicialmente, haviam sido confirmadas 21 mortes.

A pasta também confirmou quase 500 casos novos — de 2.433 para 2.915 –, o que representa alta de 19,8%. Até o momento, a taxa de letalidade da doença no Brasil é de 2,7%, mas vale lembrar que a maioria dos casos ainda estão ativos e que há uma grande subnotificação, com especialistas sugerindo que apenas 1 a cada 10 casos estão sendo reportados.

Considerando um mês após o primeiro infectado, o Brasil está atrás do ritmo de da China, que registrava 213 mortes e 9.802 casos, mas atrás da Itália, que tinha 29 mortes e 1.694. O número de casos e de mortes cresceu rapidamente nestes países após o primeiro mês, bem como acelerou a implementação de medidas mais rígidas de quarentena nesses países.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que a comparação entre Brasil e Itália deve ser ponderada por uma série de aspectos, como pelo fato dos países terem faixas etárias diferentes (a Itália com mais idosos) e pelo Brasil ter mais leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do que aquele país.

“O fato de termos mais casos não significa nada. Nós começamos de forma mais lenta, mas em compensação a Itália teve crescimento abrupto, que esperamos que nós não tenhamos. Pode ser que daqui a uma semana, nossa situação seja muito melhor que a Itália. Temos uma expectativa que nós não vamos ter número de óbitos proporcional que Itália está tendo. Precisamos esperar mais algumas semanas”, respondeu.

Do total de mortes, 58 foram em São Paulo, nove no Rio de Janeiro, três no Ceará, três em Pernambuco, uma no Amazonas, uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e uma em Goiás.

Como local de maior circulação do novo coronavírus no país, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 1.052 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (421), Ceará (235), Distrito Federal (200), Rio Grande do Sul (158) e Minas Gerais (153).

Também registram casos confirmados Santa Catarina (122), Bahia (104), Paraná (102), Amazonas (67), Pernambuco (48), Espírito Santo (39), Goiás (39), Mato Grosso do Sul (25), Acre (24), Rio Grande do Norte (19), Sergipe (16), Pará (13), Alagoas (11), Mato Groso (11), Maranhão (10), Piauí (nove), Roraima (oito), Tocantins (sete), Rondônia (cinco), Paraíba (cinco) e Amapá (dois).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora