Tá na Rede
|
1 de abril de 2020
|
13:19

Bolsonaro espalha mentira sobre desabastecimento em BH e é desmentido por rádio

Por
Luís Gomes
[email protected]
Vídeo gravado pela reportagem da CBN de Belo Horizonte mostra Ceasa lotada nesta quarta | Foto: Reprodução/CBN

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro voltou a espalhar uma mentira na manhã desta quarta-feira para defender o seu posicionamento de que não é possível adotar medidas duras de isolamento social e fechamento de atividades econômicas para o enfrentamento do novo coronavírus, como defendem governadores e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia mais: 
Em pronunciamento ao som de panelaço, Bolsonaro volta a distorcer declaração da OMS

Às 7h35 desta quarta-feira, o presidente compartilhou um vídeo de um apoiar que diz estar na Ceasa de Belo Horizonte (BH) e que o local estaria esvaziado, colocando a culpa em governadores — curiosamente, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), tem evitado se indispor diretamente com Bolsonaro.

“Fome também mata. Fome, desemprego, caos também matam. E pra você que está com a continha no banco, que tem dinheiro no banco, que acha que está tudo bem porque você tem reserva financeira, não esqueça: quem não tem dinheiro passa fome, mas quem tem dinheiro e não tem o que comprar, também passa fome”, diz o rapaz, ressaltando que: “E não vamos esquecer, não. A culpa disso aqui é dos governadores, porque o presidente da República tá brigando incesantemente para que haja uma paralisação responsável, não paralisar todos os setores, quem não é do grupo de risco voltar a trabalhar…”, diz o homem, que faz elogios a Bolsonaro e ataca governadores.

Bolsonaro compartilhou o vídeo com os dizeres: “Não é um desentendimento entre o Presidente e ALGUNS governadores e ALGUNS prefeitos. São fatos e realidades que devem ser mostradas. Depois da destruição não interessa mostrar culpados”.

No entanto, cerca de uma hora depois da postagem de Bolsonaro, a reportagem da rádio CBN de Belo Horizonte foi ao local onde o vídeo teria sido gravado e constatou que não havia qualquer desabastecimento. Pelo contrário, a Ceasa aparentava funcionar normalmente.

Em vídeo gravado do local, o repórter da rádio Pedro Bohnenberger diz que os relatos dos produtores que atuam na central de abastecimento é de que os negócios inclusive melhoraram nos últimos dias. Segundo Bohnenberger  apurou, o vídeo do apoiador de Bolsonaro teria sido gravado no sábado, dia em que naturalmente o movimento é baixo.

ATUALIZAÇÃO: Depois de desmentido, presidente apagou a postagem (abaixo captura de tela).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora