Tá na Rede
|
22 de fevereiro de 2020
|
13:06

Anitta abre Carnaval com protesto contra liberação de agrotóxico que mata abelhas

Por
Luís Gomes
[email protected]
Anitta abre Carnaval com protesto contra liberação de agrotóxico que mata abelhas
Anitta abre Carnaval com protesto contra liberação de agrotóxico que mata abelhas
Anitta mandou seu recado sobre a mortandade de abelhas no Carnaval de Salvador | Fotos: Valter Pontes/ Secom/Fotos Públicas

Da Fórum

A cantora Anitta aderiu aos discursos políticos no Carnaval e se vestiu de abelha para criticar a política de liberação de agrotóxicos, que bateu recorde em 2019 com o licenciamento de 474 produtos.

“Infelizmente, o Brasil liberou ainda mais o uso de agrotóxicos, que colocam as abelhas em risco de morte e extinção. Elas estão seriamente ameaçadas e, consequentemente, nós também estamos”, publicou a cantora em seu Instagram antes de comandar um dos blocos que desfilaram entre a noite desta sexta-feira (21) e a madrugada deste sábado (22) no Circuito Barra-Ondina no Carnaval de Salvador.

Entre os agrotóxicos liberados pelo governo Bolsonaro está o o sulfoxaflor, responsável por exterminar mais de meio bilhão de abelhas em quatro estados brasileiros entre os meses de janeiro e março de 2019 – quando o projeto ainda estava em fase de testes.

Na rede social, a cantora ainda mencionou dados sobre as ameaças às abelhas. “As abelhas, que são insetos polinizadores. Segundo a FAO, são responsáveis por 75% de toda a produção de alimentos do mundo. Alimentos para a nossa sobrevivência e de todo o ecossistema. Além disto, elas são fundamentais para a sobrevivência das florestas tropicais: Sem a polinização desses insetos, teríamos uma alteração de todo o ecossistema e clima do planeta o que acarretaria danos irreversíveis, ameaçando a sobrevivência na Terra. Nós, infelizmente, desconhecemos isso e matamos as abelhas de diversas formas”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Pronta para o sair com nosso trio em Salvador. Hoje vamos falar das abelhas? 🐝 Nós humanos nos achamos superiores e bem mais importantes que todos os outros animais. Mas a realidade é que somos todos conectados. As abelhas, que são insetos polinizadores, segundo a FAO, são responsáveis por 75% de toda a produção de alimentos do mundo. Alimentos para a nossa sobrevivência e de todo o ecossistema. Além disto, elas são fundamentais para a sobrevivência das florestas tropicais: Sem a polinização desses insetos, teríamos uma alteração de todo o ecossistema e clima do planeta o que acarretaria danos irreversíveis, ameaçando a sobrevivência na Terra. Nós, infelizmente, desconhecemos isso e matamos as abelhas de diversas formas. Desmatamos, tirando delas locais de moradia e de alimento, produzindo e consumindo mel, enquanto muitas morrem durante o processo de produção desse alimento, e usando venenos em excesso na indústria agrícola. Infelizmente, o Brasil liberou ainda mais o uso de agrotóxicos, que colocam as abelhas em risco de morte e extinção. Elas estão seriamente ameaçadas, e consequentemente nós tb estamos.

Uma publicação compartilhada por Anitta 🎤 (@anitta) em


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora