Tá na Rede
|
17 de janeiro de 2020
|
16:42

Após vídeo de Alvim, embaixada alemã diz que se opõe a qualquer tentativa de glorificar o nazismo

Por
Sul 21
[email protected]
Após vídeo de Alvim, embaixada alemã diz que se opõe a qualquer tentativa de glorificar o nazismo
Após vídeo de Alvim, embaixada alemã diz que se opõe a qualquer tentativa de glorificar o nazismo
Hitler e Goebbels (dir.), em foto de 1935 Foto: German Federal Archive;CC

Da Redação

A embaixada da Alemanha no Brasil divulgou nota nesta sexta-feira (17), após a repercussão do vídeo em que o secretário da Cultura do governo Bolsonaro parafraseia Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista. Na nota, a representação diplomática afirma que “o período do nacional-socialismo é o capítulo mais sombrio da história alemã” e que se opõe “a qualquer tentativa de banalizar ou mesmo glorificar a era do nacional-socialismo”.

O vídeo do secretário Roberto Alvim foi postado pela própria Secretaria Especial da Cultura nas redes sociais oficiais. O objetivo era divulgar o Prêmio Nacional das Artes, apresentado horas antes em live com a participação de Jair Bolsonaro.

Leia mais:
Após discurso com inspiração nazista, secretário da Cultura é demitido por Bolsonaro

A fala de Goebbels, proferida em pronunciamento para diretores de teatro, segundo a obra “Goebbels: a Biography”, de Peter Longerich, foi: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”.

Já Alvim afirmou na gravação que foi ao ar na noite de quinta-feira (16): “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”. Além disso, o vídeo tem como trilha sonora um trecho da ópera “Lohengrin”, de Richard Wagner, obra que Hitler contou em sua autobiografia ter sido decisiva em sua vida.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora